PUBLICIDADE

Fátima Bernardes revela técnica que usou para superar medo de avião

Apresentadora fez tratamentos para lidar com a fobia de voar; veja formas de lidar com medos

12 dez 2018 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Seja de barata ou de altura, todo mundo tem medo de alguma coisa. No entanto, há alguns medos que chegam a paralisar e impedir uma pessoa de realizar suas atividades. E com os famosos não é diferente. Fátima Bernardes conta com frequência sobre um medo que tem: andar de avião. Na última terça-feira, ela revelou em seu programa que já fez tratamentos para superá-lo, e compartilhou a dica que a ajudou.

Foto: Reprodução Instagram @fatimabernardes
Foto: Reprodução Instagram @fatimabernardes
Foto: Getty Images / Minha Vida

"Num dos vários tratamentos que já fiz, me recomendaram ou imaginar as danças que eu faço. Então concentro totalmente numa coreografia que esteja trabalhando", contou.

Além disso, ela também é ajudada pela música, que a distrai. "Agora tô sempre com fone, sempre com o celular", completou.

"Eu não conseguia nem ouvir música na hora de voar, não conseguia fazer nada que 'atrapalhasse' o voo. Ficava muito concentrada em não atrapalhar e ficar leve. Cruzava a perna para fazer menos peso, prendia a respiração", revelou Fátima.

Como superar um medo

Nem todo mundo supera seus medos da mesma forma. Há uma série de técnicas que podem ajudar a se livrar deste sentimento caso ele esteja atrapalhando sua vida. A psicóloga Adriana de Araújo listou algumas delas em um artigo sobre medos irracionais.

  • Dessensibilização: você pode quantificar através de uma escala de medo, por exemplo, dando uma nota de 0-10, ou seja, do mais leve medo ao mais forte pavor. E repetir a quantificação a cada etapa de aproximação do objeto fóbico. E você pode, também, progressivamente, passo a passo enfrentando o medo sem pressa, atuando no seu tempo e ritmo. Com isso, há uma mudança e atenção permanente no processo de cura e ressignificação dos estímulos antes de medo para a evolução da neutralidade e bem estar
  • Planejamento: criar uma estratégia para interagir gradualmente com aquilo que gera medo
  • Aprendizado com outra pessoas: observar como as pessoas que não tem medo lidam com a mesma situação e aprender com elas
  • Relaxamento corporal e mental: diminuir a ansiedade através de relaxamento corporal e respiração lenta e profunda.

Neste outro artigo, ela explica como são 16 técnicas usadas para vencer o medo.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade