PUBLICIDADE

2kg de proteína por dia: dieta do Caio Castro é perigosa?

Dieta de Caio Castro com 2kg de proteína pode não ser tão saudável assim; vejas riscos

30 out 2019 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários

O ator Caio Castro revelou em entrevista ao GShow que teve que praticamente dobrar sua quantidade de proteína diária. Ele confirmou estar em uma dieta restritiva em que deveria ter comer de 1,5kg a 2kg de proteína por dia. Segundo o ator, ele teria feito essa "dieta de atleta" acompanhado por um nutricionista, para viver o personagem Rock, um lutador de boxe, na novela "A Dona do Pedaço".

Dieta restritiva de Caio Castro visa consumo de até 2kg de proteína - Montagem: Syda Productions/Shutterstock e caiocastro/Instagram
Dieta restritiva de Caio Castro visa consumo de até 2kg de proteína - Montagem: Syda Productions/Shutterstock e caiocastro/Instagram
Foto: Montagem: Syda Productions/Shutterstock e caiocastro/Instagram / Minha Vida

Dieta da proteína é perigosa?

A alimentação do ator obedece uma cardápio comum de uma dieta restritiva, seguindo a ideia base da dieta de proteína. No entanto, a quantidade de proteína que o ator afirma comer é acima do recomendado.

O intuito é ganhar e manter o porte físico de lutador de boxe. Essa dieta também é conhecida pela seu efeito de emagrecimento saudável, mas isso quando regrada e orientada por um profissional.

Segundo a nutricionista Isabelly Silva, a dieta da proteína tradicional em si já corta grande parte de certos nutrientes em muitas fases, e pode, inclusive, causar problemas severos de saúde se feita sem cuidados.

Por isso, a nutróloga Lenina Matioli e a nutricionista Adriana Lúcia Van Erven deixam evidente que nem mesmo a dieta da proteína é sempre indicada e pode não ter os efeitos desejados. Principalmente para pessoas que sofrem de condições como diabetes, hipertensão e problemas renais, por exemplo.

Riscos do excesso de proteína

De acordo com a nutricionista Catia Medeiros, os sintomas do consumo exagerado de proteína são:

  • Deficiência dos rins: porque é o rim que elimina algumas substâncias resultadas do metabolismo da proteína não utilizados pelo corpo, entre eles a uréia e amônia. E quando a quantidade desses é elevada, o funcionamento do órgão fica em cheque
  • Sobrecarga do fígado: como o fígado é o órgão responsável pela quebra de aminoácidos, que forma as proteínas, ele pode acabar comprometido pelos excessos
  • Osteoporose: as proteínas também aumentam a excreção de cálcio. Nesse caso, as estruturas ósseas podem ficar mais fragilizadas e causar osteoporose.

Quantidade de proteína por dia

A quantidade de proteína recomendada pela OMS para quem pratica esporte varia entre 1 a 1,7g de proteína por kg que a pessoa tiver. Como Caio Castro afirma pesar 80kg, por exemplo, atualmente o indicado seria ingerir entre 80g e 136g por dia (isso com o perfil de atleta).

Já quem não pratica esporte ou atividade física deve consumir uma quantidade ainda menor de proteína - cerca de 0,83g pra cada kg.

Dietas Malucas

Dietas radicais podem fazer você engordar ainda mais

Dietas malucas e exercícios em exagero estragam o seu verão

Oito sinais indicam que você está fazendo uma dieta maluca

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade