Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mães e pais solteiros, na Espanha, agora, têm direito ao dobro da licença parental

Dessa forma, em vez de 16 semanas, - como são atribuídas a uma família biparental - o Instituto Nacional de Segurança Social do país modificou para 32

4 jul 2025 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o 'The Guardian', a Espanha declarou o dobro de tempo da licença parental para quem é mãe ou pai solo. Dessa forma, em vez de 16 semanas, - como são atribuídas a uma família biparental - o Instituto Nacional de Segurança Social do país modificou para 32, ou seja, o dobro.

Segundo o 'The Guardian', a Espanha declarou o dobro de tempo da licença parental para quem é mãe ou pai solo; saiba mais
Segundo o 'The Guardian', a Espanha declarou o dobro de tempo da licença parental para quem é mãe ou pai solo; saiba mais
Foto: depositphotos.com / AllaSerebrina / Bons Fluidos

Dessa forma, o Governo espanhol reconhece que um único responsável precisa de mais tempo para cuidar do bebê, não necessita escolher entre trabalho, para o sustento, e a criança, assim como remunera a pausa na área profissional, garantindo estabilidade financeira.

A Espanha, assim, é a primeira nação a fazer isso. França, por exemplo, garante 26 semanas para todos os pais em licença parental; já a Alemanha permite a pausa de até 14 meses, enquanto no Brasil, são 120 dias de licença-maternidade e cinco dicas para os responsáveis homens.

Espanha aprova lei que proíbe a venda de animais em lojas

Quando o assunto aborda os animais, a Espanha também saiu na frente. Isso porque, em 2022, o Conselho de Ministros da Espanha aprovou uma lei que proíbe a venda de animais em lojas. Além dessas proibições, o documento visa tornar obrigatório outros cuidados com animais de estimação, com o objetivo de tornar mais responsável a tutoria de bichinhos. Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais, disse que a reforma é uma "exigência social muito importante".

Para se ter um cachorro, as pessoas também deverão fazer um curso antes. Pena para maus-tratos, proibição de deixar os animais sozinhos, esterilização dos bichinhos e uma campanha para zerar o índice de abandono no país são outras medidas que também passarão a ser obrigatórias na Espanha. Em infrações muito graves — quando uma pessoa pretende matar um animal ou machucar gravemente — a multa pode chegar até a 600 mil euros.  e leia a matéria completa.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade