Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

LUTO! Famosos lamentam a morte de Manoel Carlos

Maneco, como era carinhosamente chamado, escreveu várias novelas para o horário nobre

10 jan 2026 - 20h24
(atualizado às 22h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A teledramaturgia perdeu neste sábado (10), aos 92 anos, o autor de novelas Manoel Carlos. A confirmação do falecimento veio por meio de uma nota compartilhada no perfil de sua produtora, a Boa Palavra.

Famosos lamentam morte de Manoel Carlos
Famosos lamentam morte de Manoel Carlos
Foto: Reprodução / Bons Fluidos

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos.

O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos.

A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado".

Uma retrospectiva afetiva das Helenas de Manoel Carlos com todas as atrizes que viveram esse papel e fizeram parte da história da teledramaturgia brasileira com essa personagem icônica.

Manoel Carlos

Noas redes sociais, amigos, fãs, atores e atrizes com os quais ele já trabalhou lamentaram a morte de 'Maneco', como era carinhosamente chamado.

Em entrevista ao canal GloboNews, a atriz Lilia Cabral, bastante emocionada, falou sobre a grandiosidade de Manoel Carlos. "A história que ele contou ficam pra sempre". Para ela, 'Maneco' estava sempre à frente: buscava assuntos novos e temas que levavam a um entendimento profundo da alma, principalmente da alma feminina. "Para mim, foi fundamental. Ele me consolidou como uma atriz densa," relembra ela, que encarou algumas antagonistas em algumas de suas novelas.

"Tive o prazer de estar com ele em algumas de suas obras e sempre fui surpreendida com sua generosidade e habilidade incrível de tratar o dia a dia com poesia. Maneco sempre escreveu muito bem para mulheres, suas personagens femininas são inesquecíveis e foram vividas por um grande elenco de atrizes talentosíssimas", escreveu a atriz Carolina Ferraz.

"Maneco sempre viverá em nós através de sues personagens e histórias, ele é inesquecível", escreveu a atriz Carla Marins. "Meus sentimentos", escreveu a atriz Paloma Bernardi.

Solange Couto: "O Brasil hoje sente com a partida Manoel Carlos, um dos maiores autores do mundo, o nosso Maneco. Todo respeito e sinceros sentimentos a família", disse a atriz.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por 𝐒𝐨𝐥𝐚𝐧𝐠𝐞 𝐂𝐨𝐮𝐭𝐨 (@solangecouto)

As Helenas e o amor pelo Leblon

Manoel Carlos era um apaixonado pelo Rio de Janeiro. Mais especificamente, pelo bairro do Leblon. Era lá que desenrolavam os enredos voltados para a sua mais icônica personagem: Helena. Aliás, Helenas, no plural. Elas foram protagonistas de  novelas como "Baila Comigo" (1981, por Lílian Lemmertz), "Felicidade" (1991, por Maitê Proença), "Laços de Família" (2000, por Vera Fischer) e "Mulheres Apaixonadas" (2003, por Cristiane Torloni), e Regina Duarte, que recebeu este nome nas novelas "História de Amor" (1995), "Por Amor" (1997) e "Páginas da Vida" (2006).

 * Reportagem em atualização

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade