Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Larissa Manoela realiza cirurgia de retirada dos focos de endometriose: 'Momento certo'

Atriz revelou que passou por uma cirurgia para retirada dos focos de endometriose, falou sobre o sonho da maternidade e destacou a importância do diagnóstico e do acolhimento

23 jun 2026 - 13h10
Compartilhar
Exibir comentários

Falar sobre saúde feminina ainda é um desafio para muitas mulheres. Sintomas como cólicas intensas, dores persistentes e alterações menstruais frequentemente são normalizados ao longo da vida, fazendo com que diversas condições levem anos para serem identificadas. Nos últimos dias, Larissa Manoela decidiu compartilhar justamente essa conversa tão necessária ao revelar que passou por uma cirurgia para tratar a endometriose.

Larissa Manoela compartilha recuperação após cirurgia de endometriose, fala sobre o desejo de ser mãe e conscientiza sobre a doença
Larissa Manoela compartilha recuperação após cirurgia de endometriose, fala sobre o desejo de ser mãe e conscientiza sobre a doença
Foto: Reprodução/Instagram / Bons Fluidos

A atriz contou aos seguidores que realizou a retirada dos focos da doença há cerca de duas semanas e aproveitou o momento de recuperação para refletir sobre tudo o que viveu ao longo do tratamento. "A retirada dos focos de endometriose marca o fim de uma fase e o começo de outra. Hoje celebro minha força, minha saúde e tudo o que aprendi nesse caminho", escreveu.

Para Larissa, o procedimento representa não apenas uma etapa médica, mas também um recomeço. Em seu relato, a atriz fez questão de agradecer à equipe responsável pelo tratamento, seus familiares, amigos e o próprio corpo pela boa recuperação. "Agradeço a Deus, ao meu médico e sua equipe maravilhosa, minha rede de apoio e ao meu corpo por ter recebido a cirurgia de maneira tão positiva", afirmou.

O sonho da maternidade também influenciou a decisão

Durante o período de recuperação, Larissa explicou que sua endometriose permanecia controlada havia cerca de quatro anos graças ao tratamento hormonal. No entanto, sempre que interrompia a medicação, alguns sintomas voltavam a aparecer.

"A minha doença estava estabilizada há cerca de 4 anos, desde que comecei o meu tratamento. Mas quando eu fico sem a medicação hormonal, aparecem alguns sintomas, como cólica e fluxo alto. Foi então que decidi que era o momento certo", contou.

A atriz também revelou que o desejo de ser mãe teve peso importante na escolha pelo procedimento. Segundo ela, cuidar da própria saúde antes de uma futura gestação era uma decisão que fazia sentido neste momento da vida.

"Vocês sabem que o maior sonho da minha vida é ser mãe e quis dar esse passo antes de pensar em uma gravidez. Graças a Deus, deu tudo certo. Estou aqui me recuperando muito bem. A minha recuperação está evoluindo muito bem e estou muito bem cuidada", disse.

Mesmo em repouso, Larissa mostrou seu bom humor ao brincar com a própria dificuldade de desacelerar. "Sigo por aqui e não vejo a hora de voltar. Estou aqui no pós-operatório, mas, vocês sabem, sou ligada no 220v. Então, muito em breve, estou de volta. E espero que breve mesmo porque não estou aguentando mais", comentou.

O apoio da rede de afeto

Entre as muitas mensagens recebidas, uma das mais emocionantes veio do marido, André Luiz Frambach. O ator destacou a coragem da esposa e a importância de estar presente durante o processo de recuperação. "Você é uma inspiração em tudo meu amor! Parabéns pela coragem, pela sensibilidade e acima de tudo, parabéns por suas escolhas e sinceridade", escreveu.

Ele também ressaltou o papel da rede de apoio em momentos delicados de saúde, reforçando que o cuidado emocional pode ser tão importante quanto o tratamento médico.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica crônica que ocorre quando um tecido semelhante ao endométrio - camada que reveste o interior do útero - cresce em outras regiões do corpo, como ovários, trompas, intestino, bexiga e pelve.

Esse tecido responde às alterações hormonais do ciclo menstrual, o que pode provocar inflamação, dor e formação de aderências. Entre os sintomas mais comuns estão: cólicas menstruais intensas; dor pélvica persistente; fluxo menstrual aumentado; dor durante as relações sexuais; alterações intestinais ou urinárias; dificuldade para engravidar.

Nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas, e algumas podem conviver com a doença durante anos até receberem o diagnóstico correto. O tratamento varia conforme cada caso e pode incluir medicamentos hormonais, controle da dor, mudanças no estilo de vida e, em determinadas situações, cirurgia para retirada dos focos da doença.

Ao compartilhar sua experiência, Larissa reforçou uma mensagem importante para milhares de mulheres que convivem com a endometriose: buscar informação, acolhimento e acompanhamento especializado pode fazer toda a diferença no caminho do tratamento.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Larissa Manoela (@larissamanoela)

Bons Fluidos
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra