'Hypnobirthing': conheça o método de preparo para parto adotado por Carol Peixinho
A técnica baseia-se em meditação e hipnose leve, com o objetivo de amenizar dores, ansiedade e estresse
Recentemente, a influenciadora Carol Peixinho compartilhou nas redes sociais que está utilizando a técnica 'hypnobirthing' como uma forma de se preparar para o parto de seu primeiro filho com o cantor Thiaguinho. Esse método, criado com o intuito de naturalizar o nascimento e reduzir a dor, baseia-se em meditação e hipnose leve.
Entenda a técnica adotada por Carol Peixinho
Existente há séculos, o termo foi oficializado pela hipnoterapeuta Marie Mongan, em 1989, no livro 'HypnoBirthing: Uma Celebração da Vida'. Neste, a especialista descreve o método como um modelo de preparo mental e físico para o trabalho de parto, que ajuda a reduzir a necessidade de intervenções médicas, como a cesariana.
Esse planejamento é possível por meio de aulas voltadas ao ensino de técnicas de respiração, visualização guiada — responsável por induzir pensamentos positivos —, relaxamento e auto-hipnose leve. Dessa forma, segundo relatos, contribui para a diminuição da dores, medo e ansiedade. Além disso, o 'hypnobirthing' busca trazer mais confiança e conforto às mulheres que optam pelo parto natural.
"A cada encontro, meu corpo entende, minha mente acalma, meu coração confiável. Esse curso está sendo muito incrível para mim", escreveu Carol Peixinho, em uma postagem no Instagram.
Benefícios do 'Hypnobirthing'
Além de proporcionar relaxamento antes e após o nascimento, a técnica, também conhecida como Método Mongan, auxilia a encurtar e acelerar o processo. Ademais, outro efeito positivo é redução tanto de procedimento invasivos quanto de medicamentos. Isso porque, ao aprenderem a controlar o estresse e liberação de cortisol, as mulheres conseguem amenizar incômodos e, por conseguinte, o uso de fármacos.
Um estudo norte-americano de 2013 mostrou que 46 de 81 voluntárias não usaram nenhum analgésico. Os pesquisadores associam esses números, principalmente, à hipnose. "É uma técnica validada, comprovada para o tratamento de diversas condições e que leva a um estado profundo de relaxamento. Não tem nada de místico (...) No caso do nascimento, que é uma situação que envolve muita dor, permite que a mulher consiga lidar com a ela", explicou o médico Igor Padovesi, em entrevista à 'Caras'.