Atletas como o atacante Neymar lançam moda da pulseira do equilíbrio
Como objeto de desejo da vez dos esportistas a pulseira do equilíbrio está ganhando fama e virando mania. Com apenas dois hologramas redondos, com cerca de 1,5 centímetros cada um, o acessório se vende com a promessa de equilibrar o corpo de quem usa. Mas não no sentido figurado. Os crédulos, e entre eles estão o atacante santista Neymar, o piloto Rubens Barrichello e o jogador português Cristiano Ronaldo, confiam que a pulseirinha dá resistência, flexibilidade e harmonia ao corpo e à mente.
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
"A última Copa do Mundo ajudou a divulgar nosso produto", diz Paulo Silvares, diretor da On The Beach, importadora da marca. "Diversos jogadores exibiram a peça em campo e hoje as vendas aumentaram muito", afirma. O acessório é encontrado em lojas de artigos esportivos por, no mínimo, 120 reais nas versões de tecido ou neoprene.
Seja qual for o ambiente, os entusiastas dos tais poderes exercidos pela pulseirinha fazem questão de dar provas da veracidade aos amigos. O teste mais conhecido consiste em pedir à cobaia que tire um dos pés do chão para ver como reage quando submetida a um leve empurrão. Em seguida, deve-se repetir o procedimento com o holograma no pulso.
Os adeptos afirmam que a suposta resistência adquirida com a pulseirinha é verídica, mas os especialistas discordam. "Tudo não passa de um engodo", diz o físico Marcos Duarte, do departamento de biodinâmica do corpo da Universidade de São Paulo. "Hologramas, como os presentes em cartões de crédito e ingressos, não alteram a dinâmica da massa do corpo humano em relação ao ambiente".