PUBLICIDADE

Dormir de maquiagem faz mal? Dermatologista responde

Se o cansaço tem te impedido de tirar a maquiagem antes de dormir, é melhor ficar por dentro dos malefícios causados por esse hábito

11 jul 2022 - 09h06
Compartilhar
Exibir comentários
A pele pode sofrer diversos danos ao dormir de maquiagem
A pele pode sofrer diversos danos ao dormir de maquiagem
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Começar o dia se maquiando dá aquela turbinada boa na autoestima e te prepara para os compromissos do dia. Porém, ao chegar em casa depois de horas de trabalho, retirar a maquiagem pode ser um grande desafio — e após festas ou eventos, é ainda mais desafiador, né?

Contudo, apesar de parecer uma boa ideia deixar a make ali e ir curtir uns minutos a mais de sono, esse hábito trará alguns prejuízos para a sua pele, sobretudo se for recorrente. E aí nem mesmo o bom skincare vai dar jeito, viu? Afinal, os cuidados com a pele devem ser contínuos e não pontuais. 

Segundo a dermatologista Clessya Rocha, nós já acumulamos alguns resíduos na pele durante o dia, como poluição e excesso de sebo. Quando tudo isso é associado aos resíduos de produtos, há uma ação oxidante que favorece o envelhecimento. Ou seja, de nada vai adiantar usar vários cremes anti-idades se a limpeza do rosto não for bem feita.

O acúmulo de resíduos na pele pode piorar a acne
O acúmulo de resíduos na pele pode piorar a acne
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"Quanto mais sebo é mantido na pele, maior a capacidade de dilatação dos poros da face. Sem falar nas chances aumentadas em piorar o grau da sua acne ou aumento do número de cravos, também conhecidos como comedões", salienta a especialista. 

É melhor remover a maquiagem

A gente entende (e também sente!) a preguiça de retirar a make, porém, é preciso pensar na saúde da pele em primeiro lugar, né? Portanto, vale pensar em alternativas mais fáceis de demaquilantes, ou seja, que removam os cosméticos com maior facilidade e rapidez. Vamos às opções: 

  • Cleansing oil
  • Lencinho demaquilante
  • Sorbet para remoção de maquiagem
  • Creme demaquilante
  • Água micelar

Escolheu sua opção preferida? Agora é só entender o passo a passo coreto da limpeza. "Use um demaquilante de sua preferência e, em seguida, lave o rosto com o seu sabonete líquido facial de costume, específico para seu tipo de pele, e desfrute do sono da beleza. Afinal, nós fazemos colágeno dormindo", ensina a dermatologista.

Escolha o seu demaquilante preferido e deixe a pele limpa antes de dormir
Escolha o seu demaquilante preferido e deixe a pele limpa antes de dormir
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Benefícios em não dormir de maquiagem

E se você ainda não se convenceu a dedicar alguns minutos para retirar a make e dormir com a pele limpinha, Cleyssa destaca mais alguns benefícios dessa remoção:

  • Prevenção do envelhecimento: ao remover as substâncias, você previne a oxidação da pele;
  • Redução da oleosidade: sem resquícios de produtos nem sebo excessivo, a pele fica limpa e, consequentemente, com menos chances de apresentar cravos e espinhas;
  • Melhora da textura: com o cuidado correto, até mesmo sem maquiagem o rosto ficará viçoso e iluminado.

Com tantas vantagens, já sabe: nada de maquiagem no travesseiro, hein?! 

Fonte: Clessya Rocha, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade