PUBLICIDADE

Dieta para emagrecer: nutricionista revela 7 itens que não podem faltar

A constância com uma dieta também ajuda nesse objetivo de emagrecimento

11 out 2023 - 12h04
(atualizado às 21h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Existem várias maneiras e procedimentos para emagrecer, não é mesmo? O difícil para maioria é cumprir com uma série de orientações. Ainda assim, há dicas práticas para serem aplicadas no nosso dia a dia e nesse sentido o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak vai definir os sete itens da dieta para emagrecer em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Sete itens da dieta para emagrecer - Shutterstock
Sete itens da dieta para emagrecer - Shutterstock
Foto: Sport Life

Primeiramente, existe a melhor dieta para emagrecer?

"Uma dieta equilibrada e saudável para emagrecer deve ser personalizada de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, levando em consideração fatores como idade, sexo, nível de atividade física, metabolismo basal e entre outros. No entanto, existem princípios gerais que podem ajudar na maioria dos casos", garante Dereck.

Os sete itens da dieta para emagrecer

Vegetais

"Inclua uma variedade de vegetais, principalmente os não amiláceos, como vegetais de folhas verdes, brócolis, couve-flor, cenoura, pepino, abobrinha e outros em sua dieta. Vegetais não amiláceos são baixos em calorias e ricos em nutrientes, além de fornecerem fibras para ajudar na saciedade", afirma Oak.

Proteínas magras

"Inclua fontes de proteínas magras, como peito de frango, peixe, carne magra, ovos, iogurte grego e tofu. A proteína ajuda a manter a saciedade e preservar a massa muscular durante a perda de peso", descreve o profissional.

Grãos integrais

"Opte por grãos integrais em vez de refinados, como arroz integral, quinoa, aveia, e massas integrais. Os grãos integrais são mais ricos em fibras e nutrientes", indica o nutricionista.

Leguminosas

"Feijão, lentilhas, grão-de-bico e outras leguminosas são boas fontes de proteína vegetal e fibras. Elas ajudam a manter a saciedade e fornecem energia sustentável", diz.

Gorduras saudáveis

"Inclua gorduras saudáveis, como abacate, nozes, sementes de chia, azeite de oliva extravirgem e óleo de coco em quantidades moderadas. As gorduras são importantes para a absorção de nutrientes e para sensação de saciedade", orienta.

Diga não aos alimentos processados e ricos em açúcar

"Minimize o consumo de alimentos processados, refrigerantes, doces e produtos de panificação ricos em açúcar. Eles são frequentemente ricos em calorias vazias", explica.

Bebidas

"É importante se atentar aos líquidos também. Beba bastante água. Se quiser variar a bebida e consumir sucos ou refrigerantes, faça isso de forma esporádica e de preferência para sucos zero ou naturais de frutas com poucas calorias, exemplos: limão e morango. Quando optar por refrigerante, escolha o zero. Chás também podem ser consumidos, mas sem adição de açúcares", termina o nutricionista Dereck Oak.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade