PUBLICIDADE

Dicas de saúde para começar 2024 com mais disposição

Uma das suas metas para o novo ano é cuidar melhor da sua saúde física e mental? Essas dicas de especialistas vão te ajudar

31 dez 2023 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

No começo do ano, é sempre aquela mesma história - todo mundo faz várias promessas para esse novo ciclo, muitas delas ligadas à saúde física e mental. Cumprir essas promessas, todavia, já é algo mais complicado, ainda mais quando não se sabe bem por onde começar.

Veja dicas para cuidar da saúde em 2024
Veja dicas para cuidar da saúde em 2024
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Afinal, são tantas áreas da saúde que precisam de atenção, não é mesmo? É necessário ter cuidado com a alimentação, fazer exercícios, nutrir a mente, entre outros.

Para te ajudar com isso, especialistas da Nutrindo Ideais dão dicas sobre como começar a dar atenção a cada um desses aspectos em 2024 e ter mais disposição nesse começo de ano:

Cuidados com a alimentação

Segundo a nutricionista Michelle Ferreira, especialista em nutrição na saúde da mulher e fertilidade, algumas mudanças alimentares diárias podem ajudar muito na qualidade de vida. Veja:

  • Beba água: uma boa hidratação é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para otimizar sua saúde e bem-estar. A água regula várias funções do corpo. A falta de água diminui o volume de sangue circulante, atrapalhando o funcionamento do coração e alterando assim a disposição.
  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados: eles são produzidos com a adição de muitos ingredientes, como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório. Estudos recentes mostram que o consumo de ultraprocessados está relacionado com vários tipos de doenças, como obesidade, alterações hormonais, síndrome metabólica e outras.
  • Crie metas possíveis dentro da sua realidade: a organização da alimentação, assim como das atividades diárias é muito importante. Criar metas de comer duas frutas, dois legumes e duas verduras por dia, por exemplo, poda te ajudar a trazer mais disposição ao longo do dia. Essas metas precisam ser possíveis, para que não haja frustração e ansiedade.

Mente saudável

Higor Caldato, médico psiquiatra especialista em psicoterapias e transtornos alimentares, dá dicas para melhorar e manter a saúde mental no ano que está por vir:

  • Seja específico nos seus objetivos: não pense apenas em fazer exercícios físicos ao longo do próximo ano, por exemplo. Determine qual exercício físico irá fazer, em quais dias e horários. Assim, terá objetivos mais realistas fáceis de seguir.
  • Inicie ou mantenha o cuidado com a saúde mental: algumas atividades podem ser terapêuticas, como cozinhar, dançar ou ler. Porém, nem tudo que é terapêutico é terapia. Por isso, a psicoterapia e a avaliação com o médico psiquiatra se mostram importantes, sendo formas de cura e prevenção para a saúde emocional.

Exercícios para o corpo

A seguir, veja as sugestões do personal trainer e criador do método Performance+, Matheus Vianna, para manter o corpo em forma no ano que vem:

  • Elimine as distrações: tire da sua rotina objetos, ações e pensamentos que te atrapalhem a cuidar mais e melhor da sua saúde. Comece pelo seu ambiente de estudo e trabalho, onde essas distrações costumam surgir.
  • Tenha orientação: seja na hora de treinar em casa, na academia ou ao ar livre, você precisa ser bem orientado para facilitar o seu resultado e evitar lesões. Ou seja, sempre converse com um profissional.

Atenção com a pele

Os cuidados com a pele também são importantes, ainda mais nesse calor. Ana Niederauer, médica especialista em Dermatologia e Mestre em Farmacologia, indica passos nesse sentido:

  • Construa uma rotina de skincare: este costume vai muito além da estética, pois se relaciona com a saúde do maior órgão do corpo humano. Além disso, proporciona um momento de relaxamento e autocuidado.
  • Proteja a pele do sol: o uso do fotoprotetor deve ser um hábito diário para evitar o envelhecimento precoce, manchas e o câncer de pele. E lembrar de reaplicá-lo a cada 3 horas também faz parte da rotina.
  • Escolha cosméticos adequados para o seu tipo de pele e sua necessidade: cada tipo de pele possui sua própria exigência. A escolha do sabonete correto, um bom hidratante, antirrugas adequados, ou até o antioxidante irá influenciar na qualidade da pele. Passe por uma avaliação dermatológica para saber quais os cosméticos mais indicados para atender às suas particularidades, pois isso irá evitar irritações locais, alergias e efeitos indesejados.
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade