Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Câncer de Rim: sintomas e fatores de risco

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de rim pode ser curado com a remoção cirúrgica do tumor ou até mesmo de todo o rim afetado

18 jun 2025 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários

Doença que afeta milhares de brasileiros geralmente não apresenta sintomas

Mais de 10 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer renal nos últimos seis anos, segundo o Ministério da Saúde. No mesmo período, mais de 18 mil pacientes passaram por nefrectomia, cirurgia de retirada parcial ou total do rim, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de rim pode ser curado com a remoção cirúrgica do tumor ou até mesmo de todo o rim afetado
Quando diagnosticado precocemente, o câncer de rim pode ser curado com a remoção cirúrgica do tumor ou até mesmo de todo o rim afetado
Foto: Revista Malu

O Dr. Bruno Piubelli, nefrologista da Fenix Nefrologia, afirma que o tipo mais comum é o carcinoma de células renais, que acomete principalmente adultos entre 50 e 70 anos e tem maior incidência em homens. Já nas crianças, o destaque vai para o tumor de Wilms, responsável por cerca de 7% dos casos pediátricos de câncer.

O perigo na falta de sintomas iniciais do câncer de rim

Na fase inicial, o câncer de rim geralmente não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Em muitos casos, a doença é descoberta por acaso, durante exames de imagem solicitados por outros motivos, como ultrassom, tomografia ou ressonância magnética.

Entre os sinais mais comuns, quando presentes, estão:

  • Sangue na urina;
  • Dor na lateral do abdômen ou lombar;
  • Inchaço abdominal e nas pernas;
  • Febre persistente;
  • Perda de peso e apetite;
  • Cansaço e anemia.

Fatores de risco

O tabagismo é o principal fator associado ao câncer renal, dobrando o risco em comparação com não fumantes. Outros fatores incluem:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Histórico familiar;
  • Exposição a produtos tóxicos, como amianto e derivados de petróleo;
  • Doenças hereditárias;
  • Pacientes em diálise com doença renal cística.

Importância dos rins

Além de sua função excretora - filtrando substâncias tóxicas como ureia, creatinina e ácido úrico, os rins desempenham papel fundamental na produção hormonal. São responsáveis por regular a pressão arterial (renina), formar glóbulos vermelhos (eritropoetina) e metabolizar a vitamina D, essencial para o equilíbrio do cálcio.

Tratamento e prevenção do câncer de rim

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de rim pode ser curado com a remoção cirúrgica do tumor ou até mesmo de todo o rim afetado. Em casos em que a doença ainda não se espalhou para outros órgãos, a nefrectomia pode garantir excelente prognóstico e aumento da sobrevida.

O Dr. Bruno reforça a importância da conscientização sobre os sinais da doença, especialmente, sangue na urina e dor lombar, além da importância do ultrassom abdominal nos exames de rotina. Destaca também que hábitos saudáveis, como não fumar, manter o peso adequado, praticar atividades físicas e fazer exames regulares, são fundamentais para reduzir o risco e garantir a detecção precoce.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade