Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Dia de Xangô: peça abertura de caminhos com esta oração

Xangô é o orixá representante da lei e da justiça, aquele que avalia os desafios e, com reflexão, decide o merecedor das conquistas

24 jun 2026 - 12h34
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 24 de junho, em que a Igreja Católica homenageia São João Batista, também é um dos momentos de devoção a Xangô pelos seguidores de religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Ambas as figuras estão associadas à justiça e à verdade.

Xangô é o orixá representante da lei e da justiça, aquele que avalia os desafios e, com reflexão, decide o merecedor das conquistas
Xangô é o orixá representante da lei e da justiça, aquele que avalia os desafios e, com reflexão, decide o merecedor das conquistas
Foto: Divulgação/Santuário Nacional de Umbanda / Bons Fluidos

O orixá, segundo as crenças, possuía o dom dos raios e dos trovões como armas de guerra. É com eles, portanto, que Xangô luta para acabar com as ações de má-fé e as injustiças presentes na vida de seus filhos. Para isso, o representante da lei também usa do fogo e do oxê, o machado de dois gumes responsável por demonstrar o equilíbrio entre força e sabedoria.

Esses instrumentos mostram que ele não entra na defesa sem refletir, principalmente, sobre o que é justo. Por isso, quando forem rezar e pedir a ajuda do orixá, os fiéis também devem seguir um ritual rigoroso, a fim de se conectar com a espiritualidade e avaliar a situação assim como faria a divindade.

Como se preparar para a oração

O melhor dia para rezar é quarta-feira, principalmente neste 24 de junho, quando a conexão com Xangô é ainda maior. No início da tarde, então, escolha um local tranquilo, sem interferência sequer de eletrônicos. Antes de iniciar, contudo, é importante limpar o ambiente com água e sal.

Em seguida, acenda uma vela marrom ou vermelha, relacionadas à vitória, justiça, conquistas e abertura de caminhos. Com o ambiente pronto, feche os olhos e respire fundo três vezes. Inicie a reza com total concentração e com a voz em bom tom. Ao final, agradeça: "Pai Xangô, obrigado por me ouvir. Kaô Cabecilê! Axé."

Oração para Xangô

"Ao meu pai Xangô, eu peço na menção de Oxalá que atenda às minhas palavras, que ouça meu coração por amor a Orumilá. Pai Xangô, eu peço a sua misericórdia e proteção para minha vida. Ao meu pai Xangô, eu peço que seja digno de carregar em minha vida a sua proteção, a sua benevolência e sua força. Ao meu pai Xangô, eu peço que abra os meus caminhos e que eu consiga enxergar em minha alma as imperfeições que não me deixam enxergar a luz divina do Criador. Que meu corpo e meu espírito sejam curados pelos seus ensinamentos Divinos. Ao meu pai Xangô, pela minha verdadeira fé e devoção, eu peço que ouça minhas palavras e que eu seja digno do seu perdão."

Bons Fluidos
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra