Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia da Menopausa: 5 cuidados essenciais para manter a saúde da pele

Dermatologista detalha rotina adequada de cuidados que amenizam mudanças

15 out 2025 - 17h21
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 18 de outubro marca o Dia da Menopausa. A criação da data pela OMS (Organização Mundial da Saúde) tem o objetivo de conscientizar sobre uma fase natural de transição na vida da mulher. A menopausa caracteriza-se por alterações hormonais significativas que impactam não apenas o humor, mas também o corpo e especialmente a pele. A queda dos hormônios, em especial do estrogênio, afeta diretamente a saúde cutânea, que tende a ficar mais seca, flácida e suscetível ao aparecimento de rugas e manchas. Em alguns casos, esse desequilíbrio pode ainda favorecer o aumento da oleosidade e o surgimento de acne.

A menopausa caracteriza
A menopausa caracteriza
Foto: se por alterações hormonais significativas que impactam não apenas o humor, mas também o corpo e especialmente a pele - depositphotos.com / AllaSerebrina / Bons Fluidos

A pele na menopausa

Dessa forma, o dermatologista Dr. Raul Cartagena Rossi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin, explica: "Na menopausa, a pele passa por transformações intensas: a redução do estrogênio diminui a produção de colágeno e a capacidade de manter a hidratação natural, o que leva ao ressecamento e à perda de firmeza. Além disso, a maior sensibilidade à exposição solar contribui para o desenvolvimento de hiperpigmentações, causando manchas".

Ele reforça também a importância de uma rotina de cuidados para atenuar os impactos visíveis no rosto e no corpo. "Manter a pele hidratada, protegida e bem cuidada é indispensável para combater os sinais do envelhecimento", detalha. Então veja cinco dicas de skincare e autocuidado para aplicar no seu dia a dia:

  • Limpeza: Durante a menopausa, é importante optar por produtos de limpeza suaves, capazes de higienizar sem comprometer a barreira natural da pele.
  • Hidratação: Cuidar da hidratação é indispensável, especialmente porque a pele, na menopausa, costuma perder umidade, tornando-se mais propensa ao ressecamento, flacidez e marcas do tempo.
  • Proteção solar: O protetor solar deve fazer parte da rotina diária de cuidados durante a menopausa, já que a pele nessa fase é mais sensível ao aparecimento de manchas devido à exposição solar. As versões de amplo espectro, com FPS a partir de 30, oferecem a proteção necessária contra os efeitos nocivos do sol.
  • Vitamina C: A vitamina C atua como um antioxidante potente, ajudando a proteger a pele contra os radicais livres e a retardar o envelhecimento precoce.
  • Alimentação balanceada: Cuidar da pele é fundamental, mas incluir na dieta alimentos ricos em antioxidantes, como frutas cítricas, verduras e ácidos graxos essenciais, também ajuda a reduzir os sinais do envelhecimento e estimular a renovação celular.

*Matéria feita em parceria com Lilian Brito, da agênciamam

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade