PUBLICIDADE

Você sabe como harmonizar comidas com café? Descubra

O cafeólogo Edgard Bressani explicou como harmonizar comidas com café e quais as combinações mais diferentes que existem

26 set 2022 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

Edgard Bressani é cafeólogo, autor da série de livros “Guia do Barista” e exportador de café, com sua vasta experiência neste universo ele contou, em entrevista exclusiva ao Degusta, que existem dois tipos de harmonizações que podem ser feitas com café. A harmonização por contraste e a harmonização por similaridade. 

“Você pode comer um bolo de laranja e tomar um café cítrico junto e, assim, criar uma harmonização por similaridade. Ou ao contrário, você come esse bolo com um café encorpado e mais doce, e quebra a linha sensorial, criando uma harmonização por contraste”, explica o cafeólogo. 

É possível harmonizar todo tipo de comida com café, tudo depende da linha sensorial que você quer seguir. “O mais importante é como você deseja encerrar a sua refeição e qual experiência você quer ter. Eu não concordo que exista uma regra, por exemplo, uma carne tem que ser servida com um café encorpado, porque depende do que você quer ressaltar”, afirma. Então, o céu é o limite quando falamos de café. 

Foto: AngelaMacario / iStock

Quais as combinações mais diferentes que Edgard já provou com café?

Drink alcoólico com café servido na ostra

“Uma vez tomei um coquetel em um restaurante em Hong Kong que era servido depois da refeição. Era um café fermentado, servido em uma casca de ostra, com um purê de pera e tinha whisky no café. Esse purê era em formato de bolinha, parecia uma pérola. Foi uma das combinações mais diferentes que experimentei”, conta o exportador de café.

Molho com café

Foto: DragonImages / iStock

É possível também fazer molhos com café, que vão muito bem com carnes mais pesadas. Na internet é possível encontrar diversas receitas de carne assada com molho de café, vale a pena experimentar.

Chá da polpa do café 

Foto: Xesai / iStock

Outra combinação diferente e interessante é o chá feito da polpa do café. “Tem cafeína, fibra, proteína, probióticos, é um produto muito saudável. A casca tem um sabor mais ácido, assim, é possível tomar como bebida ou misturar e criar drinks”, explica Edgard. 

Pão com café

“Já vi, na Alemanha, o padeiro fazendo um pão em que ele colocava na massa café moído. Depois, a película do café que era extraída durante a torra, ele usava para adicionar a parte de cima do pão”, relembra o cafeólogo.

Geleia de café

Foto: Debora Rodrigues / iStock

A geleia de café é mais comum, porém é muito saborosa e não muito conhecida, é possível encontrá-la em mercados, lojas especializadas e na internet. 

Comida japonesa

Para harmonizar com comidas japonesas, a preferência de Edgard são cafés mais suaves. Nesse caso a harmonização é feita por similaridade.

Carne de carneiro

Foto: bhofack2 / iStock

Com carne de carneiro, sua preferência de harmonização é com cafés mais ácidos.

Carnes vermelhas

“Quando estou comendo carne vou pra um café mais intenso, eu prefiro a similaridade, nesse caso”, explica ele. 

Mousse de chocolate com café e pudim com café

Foto: Tatyana Berkovich / iStock

Duas ótimas combinações de sobremesa com café são: mousse de chocolate com café e pudim com café. Os sabores são ressaltados e o sabor do doce fica ainda mais interessante. 

Apesar das indicações dadas pelo cafeólogo, ele reforça que não existe uma regra de harmonização, tudo depende da sua intenção. "Pode-se fazer a combinação café encorpado com comida pesada ou café suave com comida pesada, não existe regra”, reforça. Então, faça do jeito que preferir e aproveite a experiência. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade