PUBLICIDADE

Tipos de iogurte: conheça variedades e escolha o ideal para você

13 nov 2023 - 09h01
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos refrigeradores dos supermercados, existe uma variedade de tipos de iogurte que pode gerar confusão para o consumidor. Com tantas opções, fica difícil escolher qual comprar e até mesmo saber a diferença entre eles só com os nomes dos produtos. Pensando nisso, chamamos a nutricionista Tatiana Rom para esclarecer os rótulos dos iogurtes mais conhecidos e te ajudar a encontrar o melhor para você.

Tipos de iogurte para conhecer

Natural

Pelo nome, parece bem simples — e é mesmo. Um iogurte natural é aquele que não possui aditivos químicos em sua composição, ou seja, ingredientes como açúcar, corante ou aromatizante. O resultado é um sabor mais ácido, que cai bem batido com frutas e mel.

Light

A legislação brasileira indica que um produto light é aquele com um ou mais ingredientes (gordura, sódio ou açúcar, por exemplo) reduzidos em pelo menos 25%. É ótimo para quem quer emagrecer, no entanto, como tudo, exige moderação. Segundo Tatiana, "não é porque é diet ou light que pode comer em maior quantidade, mas sim respeitar as quantidades descritas nos rótulos".

Zero açúcar

A diferença entre um produto light e zero açúcar é esta: o segundo é livre de açúcar por completo, sendo adoçado com edulcorantes artificiais, também conhecidos como adoçantes. Os iogurtes zero açúcares são indicados especialmente para pessoas diabéticas ou que estão fazendo maior controle do peso.

Desnatado

Para quem quer reduzir gorduras na dieta, o iogurte ideal é o desnatado, já que seu teor de gorduras é baixo. Existe na versão natural ou saborizada, mas pode conter açúcar. Também é encontrado com o rótulo "zero gorduras" no supermercado.

Grego

A versão brasileira pouco tem do verdadeiro iogurte grego. Aqui, chamamos de grego qualquer iogurte com textura concentrada, resultado de espessantes na composição, como gelatina ou goma. A receita original é conhecida por ser rica em proteínas e em gorduras, obtidas através da filtragem do soro ou de adição de proteínas.

Quanto custa a água mais cara do mundo? Quanto custa a água mais cara do mundo?

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade