PUBLICIDADE

Almoço do Dia das Mães: dez receitas com bacalhau

Aprenda a preparar receitas de diferentes estilos para surpreender no Dia das Mães, com dicas de chefs especialistas

9 mai 2024 - 17h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Dia das Mães está chegando, e um dos momentos mais marcantes da data é o almoço em família. Além de entregar presentes para as nossas mães, a comemoração oferece uma outra oportunidade para retribuirmos todo o amor e carinho que recebemos: preparar um belo almoço caseiro, com os ingredientes e pratos favoritos das nossas mamães.

Caçarola de bacalhau da chef Janaína Torres.
Caçarola de bacalhau da chef Janaína Torres.
Foto: Mauro Holanda/Bar Dona Onça/Divulgação / Estadão

Um dos ingredientes mais presentes nas datas especiais é o bacalhau: Páscoa, Natal e Ano Novo são apenas algumas das celebrações em que esse peixe brilha nas mesas de almoços em família. Caso a sua mãe seja fã desse peixe, ou você deseje impressioná-la com pratos de qualidade de restaurante, separamos uma seleção de dez receitas pensadas por chefs que podem dar uma nova luz para o cardápio da ocasião.

E não se preocupe: mesmo que você não leve muito jeito na cozinha, essas receitas são fáceis, com preparos variados que aproveitam diferentes características e tipos de bacalhau (entre peças de lombos, lascas, desfiados, etc.).

Confira abaixo a nossa seleção:

Caçarola de bacalhau

A chef Janaína Torres, eleita a melhor chef do planeta por ranking internacional, mostra como preparar uma refeição completa com o peixe, que dessa vez é feito com a técnica do confit, cozido lentamente no azeite, desmanchando na boca depois de pronto.

Os acompanhamentos são feitos em uma mesma panela e ficam prontos rapidamente. A sugestão é servir com um arroz branco, e você pode clicar aqui para ver como preparar com as dicas de Janaína Torres.

Veja a receita

Brusqueta de bacalhau confit

Se você já tem outros planos para o prato principal do almoço do Dia das Mães, você pode seguir a ideia da chef Ana Soares, do Mesa 3 e aproveitar o bacalhau em entradinhas fáceis de fazer, e ampliam as possibilidades de usar esse peixe na cozinha.

O confit de bacalhau retorna para a receita dessas brusquetas, sendo o peixe e o alho preparados com essa técnica. Esses ingredientes acompanham dois tipos de pestos “diferentões”: um verde, feito com salsinha e aliche, e um vermelho, à base de pimentões e pimentas.

Veja a receita

Arroz de bacalhau com tomate e brócolis

A receita de arroz de bacalhau do Bar Pirajá aproveita as lascas de bacalhau cozidas em uma receita fácil e que fica pronta em menos de meia hora. A ideia é fazer um arroz com bastante tomate, um pouco de molho ao sugo, para dar cremosidade e sabor, e o brócolis cozido, que entra na receita como uma acompanhamento não tão comum ao peixe, mas que ainda sim combina bastante.

Veja a receita

Bacalhau frito com cebolada, pimentões e couve

O chef Carlos Madeira ensina uma maneira diferente de preparar o peixe: dessa vez empanado, e como sugestão de acompanhamentos, uma deliciosa cebolada com pimentões e couve. Essa receita conecta um jeito mais descontraído de consumir o peixe com preparos clássicos da culinária portuguesa.

Veja a receita

Bacalhau à Herdade do Esporão

O lombo de bacalhau ao estilo português do A Bela Sintra é preparado de maneira prática, em uma receita de bacalhau fácil e que combina o peixe com uma fresca seleção de vegetais, e tudo isso finalizado com alho frito.

Veja a receita

Bacalhau assado com batatas ao murro

A receita de bacalhau assado com batatas ao murro do chef Vitor Sobral é uma maneira diferente e saborosa de preparar o peixe. As batatas são acompanhamentos clássicos do bacalhau, e nessa versão são preparadas com uma técnica diferente.

A batata ao murro é feita no forno, e é levemente amassada, para que a casca se abra um pouco e fique com uma textura crocante, aumentando a área de contato da batata com o calor do forno.

Veja a receita

Bacalhau à Zé do Pipo

Nessa receita prática, o bacalhau é cozido no leite, ficando com uma textura macia e sabor suave. As postas de bacalhau acompanham um cremoso e saboroso purê de batatas, que também é muito fácil e rápido de preparar.

Veja a receita

Bacalhau encapado

A receita de bacalhau do Buffet Charlô é feita a partir de uma releitura do famoso Bife Wellington. Dessa vez, a massa folhada é recheada com bacalhau desfiado e refogado com bastante cebola e batata, com um toque autoral à receita clássica - e que com certeza vai impressionar a sua mãe.

Veja a receita

Bacalhau dourado

Também conhecido como Bacalhau à brás, essa receita aproveita o peixe em um preparo bem simples, que pode servir de acompanhamento para o arroz ou até mesmo para massas. A ideia é desfiar as postas de bacalhau, juntando com batata palha caseira e ovos.

Veja a receita

Bacalhau Tahiti

A chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota, ensina a fazer uma receita de bacalhau bem condimentada, com sabores diferentes e que saem do óbvio dos preparos desse peixe. O acompanhamento escolhido é um purê de banana da terra cremoso.

Veja a receita

Paladar Testou: qual é o melhor bacalhau dessalgado do mercado?

Convidamos um time de especialistas para avaliar seis marcas de bacalhau dessalgado do supermercado, em uma degustação que analisou as qualidades e defeitos de cada produto. Você pode clicar aqui para conferir o resultado da avaliação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade