Quem é Jamile, homenageada que dá nome a restaurante que teve o teto desabado em SP
Com um salão amplo, um dos atrativos do local é a cozinha de finalização aberta, para que os clientes possam ver os bastidores
O restaurante Jamile, no Bixiga, São Paulo, teve parte do teto desabado após uma explosão que deixou uma pessoa morta; o local é uma homenagem à mãe do empresário Alberto Hiar e tem cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça.
Localizado no Bixiga, no centro de São Paulo, o restaurante Jamile, que teve parte do teto desabado nesta quarta-feira, 8, após uma explosão, e que deixou uma pessoa morta, leva esse nome como uma homenagem à mãe de Alberto Hiar, que é empresário e se apresentou em determinado momento como um dos sócios do estabelecimento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A casa, que oferece uma proposta de comida brasileira contemporânea, tem o cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça. Hiar, também conhecido como Turco Louco, é dono da grife Cavalera. Além dos dois, Anuar Tacach, fundador da agência Out Out Office, se apresentou como sócio do restaurante em posts nas redes sociais.
A chamada 'comida afetiva', da qual Henrique Fogaça é entusiasta, era um dos domínios de dona Jamile, que tinha 89 anos quando o restaurante foi aberto, em setembro de 2015.
Com um salão amplo, um dos atrativos do espaço é a cozinha de finalização, que fica aberta. Assim, os clientes podem observar, do balcão, alguns toques no preparo dos pratos e receitas, além dos bastidores. O ambiente também é composto por paredes de tijolos à mostra, referências rústicas, e um rooftop dedicado a festas e eventos.
Entre os destaques do menu estão o cupim do sal com mandioca amarela e farofa de banana, o fettuccine negro e a bochecha de porco com quirela cremosa. Há também um menu executivo, servido de segunda a sexta, com preço de R$89 por pessoa e que inclui entrada, sobremesa e prato principal.
A operação comporta aproximadamente 120 clientes, e o restaurante entrou na lista de recomendações do Guia Michelin em 2024 e 2025.