PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pavê brasileiro fica em 3º lugar na lista de melhores "bolos" do mundo

O ranking conta com 100 doces de diferentes culinárias

6 fev 2023 - 16h07
Compartilhar
Exibir comentários
Pavê brasileiro é considerado o terceiro melhor "bolo" do mundo por site internacional.
Pavê brasileiro é considerado o terceiro melhor "bolo" do mundo por site internacional.
Foto: Amanda Perobelli/Estadão / Estadão

"É pavê ou pacumê?" O doce brasileiro está com moral, e ficou em 3º em ranking que classifica os melhores "bolos" do mundo em 2023. A lista foi elaborada pelo site TasteAtlas, plataforma que mapeia e avalia pratos, receitas e ingredientes do mundo inteiro.

Apesar do pavê não ser exatamente um bolo, a lista levou em conta sobremesas similares aos bolos tradicionais, como cheesecakes e tortas doces. O ranking conta com 100 doces de diferentes culinárias, e os classifica através de avaliações feitas por usuários, críticos e profissionais da gastronomia do mundo inteiro.

As notas são de 1 a 5, e o nosso pavê ficou com uma média de 4,7, perdendo apenas para o 'Medovic', uma espécie de bolo de mel russo, e para o 'Sernik', sobremesa de origem polonesa parecida com um cheesecake.

A origem do pavê é incerta, mas seu nome é derivado da palavra francesa pavage, que significa pavimentar e remete à montagem da sobremesa, feita por camadas. Há quem diga ainda que ele tem origem italiana, inspirado no 'Genoise', bolo em camadas da região de Gênova. Apesar da inspiração europeia, o doce é autenticamente brasileiro e se tornou um clássico dos almoços de família e datas comemorativas.

Além do pavê, outro docinho brasileiro também ganhou destaque: o nosso bolo de brigadeiro ficou na 33ª colocação.

Não é a primeira vez que o TasteAtlas prestigia a culinária brasileira. No final do ano passado, o site considerou a picanha como o segundo melhor prato regional do mundo e classificou a culinária do país como a 12ª melhor do planeta.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade