Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Os benefícios da banana para a saúde mental segundo a neurociência: uma das frutas mais poderosas para o bem-estar

A fruta também aumenta a saciedade, essencial para quem almeja a perda de peso

30 out 2025 - 15h48
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários
BearFotos/shutterstock
BearFotos/shutterstock
Foto: Minha Vida

Não há como negar que a banana é uma das frutas queridinhas dos brasileiros. E não é para menos, afinal, além de deliciosa e prática, ela é uma das mais acessíveis. Como se não bastasse tudo isso, a fruta ainda é uma das mais benéficas para a saúde — tanto física, quanto mental. 

Ao MinhaVida, Guilherme Lopes, nutricionista do grupo Mantevida, explica que isso se deve ao triptofano, um aminoácido presente na banana, que é essencial para a produção de serotonina — neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. 

"Além disso, contém vitamina B6, fundamental para a conversão do triptofano em serotonina, e magnésio, mineral que auxilia na redução do estresse e na melhora do humor. Do ponto de vista neuroquímico, esses nutrientes ajudam a equilibrar os níveis de neurotransmissores envolvidos nas emoções e na resposta ao estresse, promovendo uma sensação de estabilidade emocional".

Leia também: O que acontece com o corpo se você comer banana todos os dias? Efeitos no organismo são surpreendentes, mas é preciso cautela

A banana ajuda na depressão? 

A depressão é um transtorno psiquiátrico que depende de tratamento médico e acompanhamento psicológico. Assim sendo, consumir banana não é suficiente para tratá-la. No entanto, segundo o especialista, ela pode ser um apoio nutricional complementar. 

...

Veja mais

Veja também

Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?

O que significa quando alguém fica mexendo no cabelo enquanto fala

Parece grosseria, mas é ansiedade: 5 sinais que muita gente interpreta mal

O que significa quando a pessoa é muito pão-dura, de acordo com a psicologia?

Segundo o psicólogo Fernando Azor, "é preciso aprender a diminuir o nível de alerta do cérebro" para reduzir a ansiedade

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade