Onze alimentos para manter a hipertensão sob controle, segundo esta médica especialista em metabolismo
Alimentos ricos em potássio, arginina, nitratos ou fibras estão entre as principais recomendações da Dra. Isabel Viña.
Para entender a hipertensão de forma simples, a explicação da OMS é um bom ponto de partida: essa condição acontece quando a pressão sanguínea nos vasos está muito alta (140/90 mmHg ou mais). Apesar de comum, continua sendo um problema de saúde importante. Para se ter uma ideia, dados de 2024 mostram que 1,4 bilhão de adultos entre 30 e 79 anos no mundo têm hipertensão — e 600 milhões deles (44%) nem sabem que possuem a condição. Sem tratamento, o risco de complicações sérias aumenta bastante.
Diversos fatores elevam a probabilidade de desenvolver hipertensão. A idade é o mais frequente: a Fundação Espanhola do Coração lembra que "a doença pode passar despercebida e é mais comum após os 40 anos", embora ressalte que "pode surgir em qualquer idade". Outros fatores incluem predisposição genética, sobrepeso, obesidade, sedentarismo, alimentação rica em sal e consumo excessivo de álcool.
11 alimentos para manter a hipertensão sob controle
Uma alimentação equilibrada, perda de peso, prática de exercícios e evitar o tabagismo estão entre os hábitos mais eficazes para prevenir a hipertensão. No tema da alimentação, a Dra. Isabel Viña, médica especializada em suplementação, metabolismo e hormônios, compartilhou em suas redes sociais 11 alimentos que podem ajudar a manter a pressão arterial mais estável.
...
Veja também
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Pressão 12/8 não é mais bom sinal: médicos agora vão indicar um novo "valor bom" na consulta
Como cozinhar com menos sal sem sacrificar o sabor
Yoga é suficiente para manter a forma depois dos 50? Veja o que a ciência diz
Como tomar chá de hibisco para baixar pressão? Médico explica como incluir a bebida na rotina