PUBLICIDADE

Dicas para fazer a cenoura durar mais tempo

Depois de um tempo, a cenoura vai ficando mais molenga ou murcha; saiba como fazer a sua crocância durar bem mais

2 abr 2024 - 14h00
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Descubra dicas de como fazer a cenoura durar mais
Descubra dicas de como fazer a cenoura durar mais
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A cenoura é um legume que, além de saudável, é super versátil. Pode ser consumida crua ou cozida, ralada ou em rodelas… tudo vai depender da receita do dia e das suas preferências. Porém, para quem não come esse alimento com tanta frequência, pode acontecer de ele acabar murchando na geladeira, perdendo toda a sua crocância, ou até estragando, não é mesmo?

Normalmente, uma cenoura inteira dura cerca de 15 dias na geladeira antes de isso começar a acontecer. Já se ela já estiver cortada em cubinhos ou rodelas ou ralada, esse tempo pode ser menor.

Entretanto, existem algumas dicas simples de armazenamento que podem fazer a cenoura durar mais do que isso e manter sua crocância. Quer saber quais são elas? Veja a seguir:

Truque para fazer a cenoura inteira, em rodelas ou em cubos durar mais

Tanto para a cenoura inteira quanto para a cortada em rodelas ou cubos a técnica é a mesma e consegue fazer o alimento durar mais, até três semanas aproximadamente.

E é bem simples, viu? Ao chegar em casa com as compras, higienize bem as cenouras. Depois, coloque-as em um pote com água, sendo que o líquido deve cobrir os legumes.

Aí, é só lembrar de trocar a água a cada três dias e pronto - você vai ter cenoura fresquinha e bem crocante por algumas semanas!

8 alimentos sem glúten para intolerantes 8 alimentos sem glúten para intolerantes

Conservando a cenoura já ralada

Mas e no caso da cenoura ralada? Ela realmente sempre vai durar menos do que a inteira ou cortada em cubos ou rodelas. Entretanto, para que ela dure em torno de uma semana pelo menos, as dicas são duas: limpá-la bem antes de ralar e usar um pote hermético na hora de colocá-la na geladeira.

Ih, murchou! E agora?

Mesmo com esses truques para fazer a cenoura durar mais, em algum momento ela vai começar a murchar, né? E é nessa hora que muitas pessoas jogam o alimento fora e acabam cometendo um desperdício.

Até depois de um pouco murcha, a cenoura pode ser usada para alguns preparos, como uma sopa, desde que não esteja estragada.

Além disso, existe uma forma de fazer o legume voltar a ter mais crocância e aquela aparência de antes. Deixe-o de molho em água gelada por cerca de 15 minutos e veja a mágica acontecer!

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade