PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como saber o ponto do pudim? Descubra!

Nunca mais erre o ponto do pudim com essas dicas super simples e que você sem dúvidas já usa no seu dia a dia na cozinha.

15 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Aprenda como fazer um pudim perfeito, com ou sem furinhos, e descubra como saber se o ponto do pudim está pronto.
Descubra como fazer um pudim sem furinhos ou um com, como preferir.
Descubra como fazer um pudim sem furinhos ou um com, como preferir.
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Uma das sobremesas que está sempre presente na mesa dos brasileiros, o pudim é conhecido por ser um doce que, além de agradar todos os paladares, ter diversas variações de sabor. Pudim de leite, de chocolate, de pistache, de leite ninho. Vai do gosto do freguês!

Mas o que desperta as dúvidas de muitas pessoas na hora de fazer essa sobremesa é como saber o ponto do pudim. Até porque o debate pudim com furinho versus pudim sem furinho faz com que o acertar o ponto dessa sobremesa seja fundamental para agradar a todos os gostos.

Nesse artigo, falaremos sobre como saber o ponto do pudim, como fazer o pudim com furinho ou a versão lisinha da sobremesa.

Como fazer pudim com furinhos?

Se você é do time que ama pudim com furinhos, temos uma boa notícia: existe um truque para fazê-lo.

Isso porque essas bolinhas são resultado da clara do ovo, que coagulou mais rápido que o resto do pudim.

Como a coagulação da clara acontece a 85 °C, o truque aqui é assar o pudim em uma temperatura alta.

Não se esqueça que, tão importante quanto colocar o pudim em uma temperatura alta no forno, é cozinhá-lo em banho-maria. Dessa forma, o calor é distribuído igualmente, evitando que o doce tenha rachaduras.

Outro truque que vai te ajudar a ter um pudim com furinhos é bater a massa no liquidificador em vez de batê-lo na mão.

Como fazer pudim sem furinhos?

Já para quem é o do time que ama pudim sem furinhos — o famoso pudim lisinho — é importante seguir alguns passos para garantir essa textura.

O primeiro deles é preferir bater a massa do doce manualmente, com um fouet ou outro instrumento que incorpore os ingredientes com delicadeza. 

Antes de colocá-la na forma, peneire a massa. Assim, você garante que nenhuma bolha de ar fique nela. Outro truque é dar pequenas batidinhas na forma para garantir que as bolhas de ar estourem.

E, ao contrário do pudim com furinhos, o pudim liso precisa de tempo para assar igualmente. Por isso, é preciso colocá-lo em banho-maria para garantir que o calor seja distribuído igualmente, e assá-lo em temperatura baixa, de cerca de 180 °C.

Como saber o ponto do pudim?

Para saber se o pudim está pronto, você pode usar o mesmo truque do palito de madeira que usamos para saber se bolos estão prontos.

Basta inserir o palito de madeira na massa: se o palito sair seco, significa que o pudim está pronto; se sair molhado, pode deixar assando mais um pouco.

Outra forma de descobrir se o pudim está pronto é sacudindo a forma do doce.

Se, ao movê-lo com delicadeza, ele formar ondas na superfície, significa que o pudim já está no ponto. Já se ele formar círculos, significa que ele continua líquido e, portanto, ainda não está pronto.

Como desenformar pudim?

Se sua dificuldade é desenformar o pudim, há formas de fazer isso sem que ele quebre e acabe com a decoração que você já imaginou.

Aqui, o tempo é importante: o pudim deve estar frio para se desenformado por completo. Então, ao tirá-lo do forno, deixe que o doce esfrie em temperatura ambiente e, depois, leve-o à geladeira.

Tente desenformar apenas quando a sobremesa estiver bem gelada. Assim, você evita problemas como o pudim quebrando ou não desenformando quando você quer.

Qual a melhor forma de fazer um pudim?

Existem diversas formas de preparo para pudim. A mais popular é, claro, fazê-lo no forno, em banho-maria.

Porém, existem pessoas que preferem fazê-lo na panela, em banho-maria, no micro-ondas e até mesmo na fritadeira elétrica.

O importante aqui é saber que, independentemente do eletrodoméstico escolhido para fazer seu pudim, é importante seguir a receita para evitar erros, como não cozinhar o pudim por completo ou queimá-lo.

E também é bom se lembrar que todos os truques deste artigo, tanto para preparar o pudim com furinhos ou o pudim liso, quanto para desenformar o doce e saber seu ponto, valem para o preparo do pudim em todos os eletrodomésticos.

Ou seja, você pode usar o truque do palitinho de madeira para saber se o pudim já está pronto de qualquer forma.

Agora que você já sabe como saber o ponto do pudim e já pode fazê-lo com ou sem furinhos, descubra receitas de pudins diferentes no Terra Degusta!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade