PUBLICIDADE

Carla Pernambuco lança livro de receitas para fazer no forno

Edição caprichada tem receitas fáceis, práticas e com o apelo nostálgico de um almoço de domingo em família

28 mai 2024 - 18h33
Compartilhar
Exibir comentários

Pensa num livro apetitoso, com uma edição caprichada, do tamanho certo para folhear, ler e exibir - seja na estante da cozinha, na biblioteca ou na mesinha de centro da sala. Tá no forno! é o décimo primeiro livro da chef Carla Pernambuco. Lançado pelo Senac, com 152 páginas de receitas para fazer, como o título denuncia, no equipamento mais fundamental em qualquer cozinha.

A chef Carla Pernambuco
A chef Carla Pernambuco
Foto: Fernando Pernambuco

A edição é um deslubramento. Da capa dura com letrinhas douradas ao interior ilustrado pela artista e tatuadora Macela Badolatto, que imprimiu ao livro uma acolhedora alma vintage. A primeira impressão é a de estar folheando um antigo caderno de receitas. Antes de desvendar as receitas de Carla, o livro conta uma breve história do forno, inventado há mais de 5 mil anos para assar pães em sua versão primitiva, feita de barro.

Mas vamos às receitas... São 65 pratos, testados e provados. São muitas ideias de pratos únicos, que salvam a pátria em encontros festivos, especialmente os com muitos convidados à mesa. E também de entradas, acompanhamentos e sobremesas preparadas no forno. Nessa leva entram delícias como suflé de cenoura com queijo canastra, joelho de porco assado, frango de padaria, confit de pato, bacalhau à portuguesa... Pratos que são a cara de um almoço demorado no domingo, que Carla adora.

"São receitas muito fáceis de fazer, ótimas para aproveitar o forno como aliado na missão de criar pratos especiais, de preparo às vezes mais lento, e que podem ser preparados com antecedência", diz Carla.

Claro que bolos e tortas estão presentes no livro. Do petit gateau de limão siciliano ao quindim de maracujá. Do bombocado de aipim ao pudim de doce de leite. As receitas são curtas, explicadas de maneira clara, e feitas com ingredientes fáceis de encontrar - o que é um grande trunfo para cozinheiras e cozinheiros dispostos a aproveitar o entusiasmo culinário do momento sem a necessidade de se apegar a listas ou ter de encomendar ingredientes exóticos antes de aquecer a barriga e a alma no fogão.

Em tempos de surtos por airfryers, voltar a confiar os pratos ao calor do forno é como um abraço apertado em uma amiga querida ou um beijo na boca da pessoa amada.

O livro já está disponível nas livrarias, mas o lançamento oficial será só no final de junho, em um domingo, como Carla gosta. Metade do lucro das vendas seguirá diretamente para os conterrâneos da chef no Rio Grande do Sul.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade