PUBLICIDADE

Versátil, saboroso e bom para a saúde: veja os benefícios do abacate

Estudos recentes mostram que consumir abacate semanalmente reduz em mais de 20% o risco de ataques cardíacos, entre outros problemas de saúde

22 nov 2023 - 15h01
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O abacate um ingrediente-chave de pratos salgados como guacamole ou torradas. O alimento tem origem no México e América Latina e é consumido mundialmente. No entanto, foi no Brasil que a fruta começou a ser aproveitada como um alimento doce, no formato de vitamina com leite ou acompanhado de mel, açúcar e limão. 

Versátil, saboroso e bom para a saúde: veja os benefícios do abacate -
Versátil, saboroso e bom para a saúde: veja os benefícios do abacate -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Apesar do seu alto teor calórico, pode ser um grande aliado das dietas, já que auxilia na saciedade. Além disso, ele também contribui para a prevenção de doenças cardíacas, reduz o colesterol e até mesmo previne câncer e derrame. 

Benefícios do abacate

Em estudos recentes do Journal American Heart Association, cientistas afirmam que o consumo semanal de abacate reduz em 21% os riscos de ataques cardíacos. E não para por aí: os benefícios do abacate também promovem a melhora na produção de lavouras e até como cosméticos, em máscaras faciais e produtos capilares.

"O abacate é rico em vitaminas A, B e K, é fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco, contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo. Apesar de calórica, a fruta é pobre em gordura ruim e não contém colesterol e sódio. Quando consumida de forma moderada, traz mais sabor e enormes benefícios à saúde", explica Soraia Batista, nutricionista da Pluxee.

A especialista aponta os principais benefícios do abacate. Confira: 

  • Ajuda na imunidade;
  • Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
  • Protege os olhos;
  • Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
  • Alivia os sintomas de artrite;
  • Importante para os ossos.

Dicas da nutri

Vale lembrar que o abacate é um alimento bastante calórico. Por isso, para controlar suas calorias do abacate, é importante evitar a adição de açúcar e optar por adoçantes no preparo de sobremesas, recomenda Soraia.

Além disso, a nutricionista sugere o uso do alimento em saladas, molhos, patês ou como acompanhamento de pratos salgados. "Opte por consumir até 100g da fruta por dia e consulte um profissional de nutrição para encontrar a melhor forma de introduzir o abacate na sua alimentação", orienta.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade