PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja truque fácil para evitar gases e má digestão com feijão

Além de deixar a leguminosa de molho, nutricionista dá dica essencial para evitar o desconforto

8 abr 2024 - 13h03
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba como preparar um feijão gostoso e evitar gases
Saiba como preparar um feijão gostoso e evitar gases
Foto: iStock

O brasileiro adora comer feijão com arroz diariamente no almoço - e uma feijoadinha aos domingos também cai bem.

Os grãos, no entanto, podem causar desconforto abdominal, como gases ou má digestão. Segundo a nutricionista Thais Araújo, especialista em saúde intestinal, a panela de pressão pode ser fechada antes da de ferver e o feijão deve ficar de molho de 8 a 12 horas na geladeira.

"E tem um detalhe mais importante, que é para cada litro de água, uma colher de vinagre ou limão espremido para tirar um elemento chamado rafinose do feijão ou das leguminosas, como  ervilha, lentilha e grão-de-bico, que são responsáveis por dar gases. Então, esse tipo de remolho, dessa forma, vai ajudar as pessoas a não terem gases com o preparo de feijão", explica.

O tempo de cozimento também não interfere na saúde e isso vai a gosto de cada um.

"Tem gente que gosta mais molinho, menos molinho. O mais importante é esse remolho, isso é a parte mais importante", completa a especialista.

Dá pra fazer feijão sem panela de pressão?

Para quem é do time que tem pavor de usar a panela de pressão dá para preparar o feijão em panela comum, porém o tempo de cozimento é bem maior.

Independente de usar panela de pressão ou não, o preparo do feijão começa no dia anterior. O ideal é deixar leguminosas, incluindo todos os tipos de feijão, de molho por 24 horas, mas você pode deixar por pelo menos 12h.

A troca de água a cada 8h também é indicada. Além de hidratar e, consequentemente, amolecer o feijão (o que diminuirá o tempo de cozimento), esse passo ajuda a eliminar o fitato, um antinutriente presente no grupo de alimentos, que pode causar desconfortos, como gases.

Agora, como vamos cozinhar o feijão em uma panela comum, é preciso investir em deixá-lo ainda mais macio. Você deve colocá-lo de molho em água fervente por cerca de 1h antes de levá-lo para o fogo, de fato. Depois, é só levar para a panela por entre 1h30 e 2h ou até ficar macio.

O tempo vai depender da variedade e qualidade dos grãos. Além disso, se a água do cozimento secar, não adicione água gelada, mas separe uma panela com uma quantidade quente/fervendo para adicionar quando precisar.

Dieta da Jojo Todynho inclui arroz e feijão; saiba mais Dieta da Jojo Todynho inclui arroz e feijão; saiba mais

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade