PUBLICIDADE

Morango: 6 benefícios incríveis da fruta para a saúde

Médico nutrólogo Fernando Cerqueira revela quais são os principais benefícios do morango para a saúde

9 out 2023 - 15h01
(atualizado às 21h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O morango é uma fruta saborosa e nutritiva, famosa em todo o mundo. O alimento, além de ser pouco calórico, é rico em vitaminas e minerais indispensáveis para a nossa saúde, como vitamina A e C, cálcio, potássio, ferro e vários outros. Abaixo, o médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira destacou alguns dos principais benefícios do morango para o organismo. Confira!

Cúrcuma em cápsula é a nova moda: suplemento faz bem? O que a ciência diz? Cúrcuma em cápsula é a nova moda: suplemento faz bem? O que a ciência diz?

1. Fortalece a imunidade 

A fruta ajuda a manter as defesas do organismo e prevenir doenças e infecções. "O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos", conta Cerqueira.

2. Ajuda a emagrecer

A fruta está entre os alimentos que contribuem para a perda de peso. O médico explica que as substâncias presentes na fruta, "principalmente as proteínas, fibras e gorduras boas, causam efeito de saciedade ao serem consumidas. Com isso, auxiliam na inibição de outros alimentos".

3. Faz bem para o coração

O alimento é um importante aliado para a prevenção de doenças cardiovasculares. "Devido à presença rica em fibras, a fruta atua no combate à pressão alta e, com isso, também previne a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC)", diz o nutrólogo.

4. Previne o envelhecimento

O morango possui algumas propriedades que retardam o envelhecimento precoce da pele. "O efeito antioxidante da fruta também ajuda na questão estética, retardando o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas", conta Cerqueira. 

5. Previne o câncer 

A fruta tem vitamina C, nutriente que ajuda a evitar o aparecimento de doenças graves. "Ainda há contribuição da vitamina C e do ácido elágico, que segundo pesquisas, quando usados sistematicamente, podem inibir o crescimento de células cancerígenas", revela.

6. Aumenta a elasticidade da pele

O morango também é essencial para produção de colágeno, que melhora a elasticidade da pele. "A vitamina C também ajuda a evitar a sensação de flacidez do corpo", diz o especialista. 

Atenção ao consumo

Apesar de todos esses benefícios, o morango também possui alto teor de ácido oxálico, que pode ocasionar cálculos nos rins e bexiga. Por isso, o médico nutrólogo orienta ingerir o alimento com moderação. De acordo com ele, o ideal é consumir de duas a três unidades de morangos por dia. 

Projeto verão: cuidado para não cair em ciladas:

Fonte: Saúde em Dia

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade