PUBLICIDADE

8 frutas acessíveis para compor a ceia de Natal

Confira opções saudáveis selecionadas pela nutricionista Gisele Haiek.

9 dez 2022 - 16h04
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja nossa lista de frutas para incluir na sua ceia – Foto: Shutterstock
Veja nossa lista de frutas para incluir na sua ceia – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Natal é época de fartura para a ceia! Além de pratos deliciosos e sobremesas de dar água na boca, as frutas também são essenciais. Afinal, elas podem enfeitar a mesa em uma decoração belíssima e equilibrar os sabores da festa. Mas se você pensou que as opções são caras, saiba que existem, sim, frutas acessíveis para compor a sua ceia.

Nada de cereja, lichia, damasco, romã ou figo. A gente sabe que isso pode pesar no bolso e não é preciso gastar desse jeito para conseguir a ceia natalina perfeita. Basta pensar em frutas bonitas, nutritivas e que possam te ajudar principalmente na comilança durante a celebração. Pois essa é a parte mais saudável da refeição, não é?

A nutricionista Gisele Haiek selecionou 8 opções de frutas que são boas opções para compor a sua ceia de Natal. Além de repletas de nutrientes, são de encher os olhos e dar água na boca. O que mais podemos querer?

Veja nossa lista de frutas para incluir na sua ceia – Foto: Shutterstock
Veja nossa lista de frutas para incluir na sua ceia – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Abacaxi

Rica em vitamina C e betacaroteno que é precursor de vitamina A, um combo perfeito para saúde da pele e imunidade. Além disso, contém bromelina, complexo de enzimas que ajuda a digerir proteínas e melhorar a digestão. Por isso, como a digestão pode ser sobrecarregada na ceia, o abacaxi é a opção perfeita. Invista na fruta em saladas ou como sobremesa! Ela pode não só deixar a mesa mais bonita, também mas facilitar o processo digestivo.

Ameixa

Contém vitaminas A, C, K e do completo B, além de cálcio. Essa frutinha, assim como outras mais azedas, são ótimas para controlar a vontade de doces. Além de estar na época de ameixa, é possível consumi-la de forma mais estratégica para evitar o exagero nas sobremesas da ceia natalina.

Coco verde

Rico em gorduras e fibras que promovem saciedade. Também é baixo em carboidratos, o que o torna ótimo para quem precisa controlar a glicemia ou consumiu pratos com muito carboidrato e está buscando o equilíbrio. Já a água de coco é capaz de promover hidratação e repor sais minerais, o que é ainda mais importante nas festas de Natal que acontecem em clima quente. Nas receitas, a polpa interna pode ser usada para preparar iogurte vegano ou agregar sobremesas e a água de coco é perfeita para um drink sem açúcar!

Kiwi

Com fibras excelentes para a saúde intestinal, vitamina C e de serotonina, o kiwi pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Então por que não investir nessa fruta para relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila? Como dormimos mais tarde no Natal, sobremesas, drinks sem álcool ou até a fruta in natura são ótimas opções. Pense em uma fruta bonita. É o kiwi!

Laranja pera

Fonte de vitamina C, fibras, vitamina A, traz benefícios para a imunidade, saúde da pele e saúde intestinal. Você pode aproveitar a laranja em molhos de pratos principais, pois ela combina muito bem com proteínas. Além disso, é possível preparar um drink sem álcool apenas ao espremer uma laranja em um copo com água com gás e especiarias.

Manga

Rica em vitamina A e C, assim como é excelente para imunidade e saúde da pele. E o melhor para a praticidade: ser consumida com a casca, o que aumenta o aporte de fibras e fica bem gostoso. Por ser bem doce, pode ajudar quem costuma exagerar nas sobremesas, colaborando em escolhas mais saudáveis. E, para a ceia, dá para incorporar a mangar em caldas, saladas de fruta e em um delicioso sorvete natural com banana verde, por exemplo.

Melão

Além de diurético, o melão contém uma semente rica em cálcio que pode ser usada em receitas. Depois de bater a semente com água, você terá um leite doce para acrescentar em diversos preparos. Outro benefício importante da fruta é que ela ajuda a evitar retenção de líquidos, comuns nas festas de final de ano.

Uva

A casca da uva é rica em resveratrol, um potente antioxidante que ajuda na limpeza das células e do metabolismo, potencializando o sistema natural de detox do organismo. Além de ser belíssima, essa fruta combina muito com a decoração do final de ano! Você pode explorar o consumo com a casca, seja in natura ou em sucos e sobremesas. Esses nutrientes ajudam a otimizar o processo de limpeza do metabolismo, estratégia importante na época de festas.

Colaboração: Gisele Haiek, nutricionista.

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade