PUBLICIDADE

Acervo de uísque de colecionador brasileiro é tesouro em museu escocês

Empresário paulista colecionou mais de 3.000 garrafas diferentes, que agora fazem parte do maior museu de uísque do mundo

17 mai 2024 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários
Dose de uísque
Dose de uísque
Foto: WS Studio/iStock

Localizado na Royal Mile, em Edimburgo, capital da Escócia, o The Scotch Whisky Experience é um museu que conta a história dos uísques escoceses e oferece uma experiência de degustação das mais variadas espécies do produto. O local abriga todas as garrafas do antigo acervo do empresário e membro fundador da Associação Brasileira de Colecionadores de Whisky, Claive Vidiz, e recebe anualmente uma grande quantidade de visitantes interessados em prestigiar a galeria de destilados.

Vidiz iniciou sua coleção em 1970 e, desde então, acumulou 3.384 exemplares da bebida ao longo de 35 anos. O homem que, segundo o Guinness Book, foi o maior colecionador de uísques escoceses do planeta, vendeu seu acervo em 2006 para a destilaria britânica Diageo, uma das maiores empresas do setor de bebidas em todo o mundo. Após o falecimento de Vidiz, a empresa transferiu o acervo para a Escócia a fim de preservar o legado do colecionador, conforme solicitado em seu testamento.

Atualmente, a coleção do empresário faz parte do The Scotch Whisky Experience, devido a uma parceria com a Diageo. No museu, localizado na principal rua do centro turístico da cidade, próximo ao Castelo de Edimburgo, há os mais variados exemplares da bebida, desde os mais caros até os que possuem um preço mais acessível, sendo a única regra a origem escocesa (com exceções para poucos uísques irlandeses).

Uma visita ao museu do uísque

O ambiente conta com muitas garrafas de uísque em sua decoração, enfeitando o local com o tom dourado característico da bebida e com os mais variados rótulos, que dão a sensação de que o acervo parece não ter fim. No museu, além de aprender sobre a história da bebida, é possível entender seu processo de produção e seus blends e, ao fim da visita, conhecer a antiga coleção de Vidiz.

Os preços do passeio variam de acordo com a quantidade de degustações e se há ou não harmonização com alimentos inclusa no pacote. O valor dos ingressos, que devem ser comprados antecipadamente, flutuam entre R$ 137 (valor inicial para adultos) e R$ 615 (valor máximo). O serviço mais caro conta com refeição no restaurante do museu, o Amber Restaurant & Whiskey Bar, que busca fornecer uma experiência aprofundada da culinária escocesa.

"É uma verdadeira aula sobre o uísque, sobre a sua singularidade e curiosidades, é também uma oportunidade muito divertida de se entender um pouco mais a cultura escocesa", relata a repórter do Estadão, Larissa Godoy.

O museu funciona entre às 10 horas da manhã e às 17 horas da tarde, todos os dias; alguns de seus pacotes permitem a presença de menores de idade e seu restaurante é um bom local para reuniões de negócios. A localização do The Scotch Whiskhy Experiente é no centro histórico de Edimburgo, um dos locais mais culturalmente ricos de todo o Reino Unido.

Onde

The Scotch Whisky Experience está localizado no endereço 354 Castlehill, The Royal Mile, Edimburgo EH1 2NE, Escócia | Consulte mais informações no site e no Instagram do museu.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade