PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

6 dicas para congelar todos os tipos de alimentos e economizar tempo na cozinha

Na hora que você precisar preparar algum prato, já vai ter todos os ingredientes em mãos.

22 dez 2022 - 17h04
(atualizado em 23/12/2022 às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Guia da Cozinha - 6 dicas para congelar todos os tipos de alimentos e economizar tempo na cozinha.
Guia da Cozinha - 6 dicas para congelar todos os tipos de alimentos e economizar tempo na cozinha.
Foto: Guia da Cozinha

Conhecer algumas dicas para congelar alimentos pode te ajudar no dia a dia, afinal de contas, não tem coisa melhor do que abrir o congelador e encontrar ingredientes pré-preparados, prontinhos para serem incluídos em suas receitas, não é mesmo? Um frango desfiado e temperado, carne moída, frios já picadinhos, legumes cozidos… Basta juntar o restante dos ingredientes e terminar a receita, agilizando sua vida e economizando tempo!

Pensando nisso, o Guia da Cozinha selecionou 6 dicas infalíveis para te ajudar a congelar todos os tipos de alimentos. Assim, na hora que você precisar preparar algum prato, já vai ter todos os ingredientes em mãos! Fica tudo bem mais fácil, né? Então confira nossos truques para congelar alimentos a seguir:

1) Bacon, linguiças, salsicha, presunto, peito de peru e queijos!

Você pode picar cada um desses ingredientes em cubos, ralar ou cortá-los da maneira que preferir e congelar em sacos plásticos (lembre-se de sempre retirar o ar de dentro) ou potes tampados.

2) Arroz e feijão

Aprenda a congelar arroz e feijão corretamente.
Aprenda a congelar arroz e feijão corretamente.
Foto: Guia da Cozinha

Você pode congelar por até três meses o arroz já cozido, em potes tampados ou sacos plásticos sem o ar. Não adicione muito sal, porque o tempero se acentua durante o congelamento. Deixe descongelar totalmente na geladeira e leve ao fogo para aquecer, acrescentando mais temperos ou ingredientes de sua preferência. O mesmo vale para o feijão e outras leguminosas, como a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.

3) Congelar molho vermelho

O molho vermelho refogado e temperado pode ser levado ao congelador em potes ou saquinhos plásticos e aquecido após descongelado. Uma boa dica é colocar o molho já pronto em forminhas de gelo e ir usando conforme suas necessidades.

4) Carne moída temperada

Refogue a carne moída com os temperos que preferir, como azeite, cebola, alho, cheiro-verde, tomate, entre outros, e espere esfriar. Coloque em potes plásticos e leve ao congelador por até 2 meses. Depois, basta deixar descongelar e utilizar em pratos.

5) Massa para tortas ou pizzas

Basta pré-assar a massa pronta, levando ao forno até ficar firme, mas sem deixar dourar. Depois de fria, cubra com filme plástico e congele por até 3 meses. Quando for utilizar a massa, é só voltar ao forno com os ingredientes do recheio e deixar dourar.

6) Legumes cozidos ou refogados

As verduras e legumes devem ser cozidos al dente e com pouco sal ou tempero. Depois de cozinhar ou refogar, escorra, coloque em potes com tampa e leve ao congelador por até 3 meses. Basta deixar na geladeira para descongelar e usar na receita que quiser. Só evite congelar a batata, que pode perder sua consistência original.

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade