PUBLICIDADE

Veja pratos e bebidas que vale a pena experimentar no Peru

Ceviche, Inca Kola e até chá de coca: o Terra selecionou 10 delícias que vale a pena experimentar no país

3 jul 2013 11h53
| atualizado às 11h57
ver comentários
Publicidade

A gastronomia peruana vem ganhando espaço no cenário mundial nos últimos anos. Grandes chefs como Gastón Acurio e Virgilio Martínez ajudaram a espalhar a fama da culinária do país, que também abriga a maior feira gastronômica da América Latina, a Mistura, realizada em Lima anualmente em setembro.

Graças à amplitude territorial e à variedade de altitudes e climas, o Peru também é dono de uma ampla gama de ingredientes. Existem, por exemplo, muitos tipos de batata e milho com cores e sabores diversos que podem ser combinados entre si para criar pratos inusitados. Mesmo assim, muita gente ainda só consegue pensar em ceviche quando se fala na culinária peruana. Confira alguns pratos e bebidas típicas que vale a pena experimentar, desde um refrigerante típico do país até o chá de coca.

Ceviche
É claro que o tradicional marinado de peixe não poderia faltar. O ceviche peruano é feito com limão, cebola roxa, batata doce, milho, pimenta e peixe. Existem diversas variações do prato com ingredientes específicos de cada região ou toques especiais do chef, porém o prato é servido em quase todos os restaurantes. Ele também pode ser feito com frutos do mar.

Pisco sour
Considerada a caipirinha peruana, essa bebida é feita de pisco (destilado de uva), limão, açúcar, clara de ovo, gelo e um toque de pimenta. É o drinque mais tradicional do país, mas também já ganhou muitas versões com outras frutas, leite condensado e outros ingredientes.

Cuy
O prato feito com carne de porquinho da Índia é tradicional, especialmente na região de Cusco. Era consumido pelos incas como fonte de proteína, para complementar a dieta a base de batatas e milhos. A cabeça do animal, símbolo de sorte, era comida pelo patriarca. As crianças comiam as patas, enquanto as mulheres comiam o corpo. Hoje em dia, normalmente a carne é assada e servida cortada, sem a cabeça.

Foto: Divulgação
Inca Kola
O Peru é o único país latino americano onde a Coca-Cola não é líder de mercado. O refrigerante mais consumido no país é o inca kola. A bebida tem uma coloração amarela viva e é feita de lúcia-lima, planta nativa da América do Sul.

Pachamanca
O prato é um cozido de diferentes tipos de carne e legumes. O detalhe especial é que os ingredientes são preparados embaixo da terra, em um buraco cavado no chão.

<p>O pachamanca é tradicional especialmente na região de Cusco</p>
O pachamanca é tradicional especialmente na região de Cusco
Foto: Roberta Figueira/Terra

 

Chá de coca
Além, do interesse gastronômico o consumo de chá de folhas de coca é recomendado para ajudar a combater os efeitos da altitude em lugares como Cusco e Machu Picchu localizados muito acima do nível do mar. A bebida pode ser feita com as folhas, mas também é possível encontrar o chá em saquinho.

Quinua
Assim como acontece com a batata e o milho, o Peru também possui diferentes variedades de quinua. A semente é muito usada na gastronomia do país em risotos e outros acompanhamentos.

<p>A quinua e a carne de alpaca são alimentos muito consumidos no Peru</p>
A quinua e a carne de alpaca são alimentos muito consumidos no Peru
Foto: Roberta Figueira/Terra
Alpaca
A carne de alpaca, animal similar à lhama, também é muito consumida no Peru. Tradicionalmente servida no espeto com acompanhamentos como cebola e pimentão, ela também pode substituir a carne de vaca em diversos pratos. Mais adocicada, a carne de alpaca também possui uma textura um pouco diferente da de vaca.

Anticuchos
O tradicional espetinho pode ser feito de carne de lhama, como era consumido na época do império inca, de carne de vaca ou de frutos do mar. Porém, como os conquistadores espanhóis davam apenas os restos da carne para os escravos negros, eles passaram a fazer o prato com o coração do boi. No Peru ainda se mantém essa tradição. Alguns restaurantes servem diferentes versões do anticuchos.  

Tacu tacu
O tacu tacu é uma espécie de mistura de arroz e feijão frita. Ele ganha o aspecto de uma massinha e geralmente é servido como acompanhamento de alguma carne, peixe ou fruto do mar com molho.

Lomo saltado
Outro tradicional prato peruano, o lomo saltado, traz um toque da influência da imigração oriental. A carne de vaca, cortada em finas tiras, é preparada com molho shoyu, tomate, cebola e temperos. Normalmente a carne é servida com algum tipo de batata ou tacu tacu.

O Terra viajou ao Peru à convite da TAM Linhas Aéreas, da Lan Airlines, do Sumaq Machu Picchu Hotel e da Condor Travel.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade