PUBLICIDADE

Confira o passo a passo do ceviche peruano

28 jun 2013 09h59
| atualizado às 12h37
ver comentários
Publicidade

O ceviche é fruto da mistura de ingredientes típicos da costa do Peru e se tornou um dos pratos mais famosos do país. Atualmente, o peixe preparado em limão é considerado um patrimônio cultural e ganhou novas versões ao redor do mundo. E com a crescente fama da culinária peruana o prato, de mais de 2 mil anos, ganhou ainda mais fama. Por isso, o Terra pediu para Laura Wilfredo, cozinheira do Sumaq Machu Picchu Hotel, ensinar uma versão do prato mais típico do país. Confira:

Ceviche de truta

Ingredientes
180 g de truta cortada em pequenos cubos
4 limões verdes pequenos
50 ml de molho de pimenta rocoto e pimentão, sem sementes
2 g de alho moído
2 g de gengibre em pasta
1 g de coentro picado
3 cubos de gelo
¼ de cebola roxa picada em juliana
¼ de milho com anis
¼ de batata doce cortada em pequenos cubos
Caldo de peixe concentrado
Sal e pimenta a gosto
Decoração: uma folha de alface, milho frito e fios de batata doce

Modo de fazer
Antes de iniciar o preparo do ceviche, faça o molho de pimenta e pimentão. Em primeiro lugar, limpe a pimenta rocoto retirando as sementes. Ferva a pimenta com um pouco de açúcar e vinagre por três vezes, trocando a água a cada fervura. Em seguida, forme um purê com o pimentão. Agora, ferva o milho com um pouco de anis e açúcar por cerca de cinco minutos, para preservar sua cor, adicione algumas gotas de limão. Descasque as batatas-doces, corte-as em cubos e cozinhe-as com uma pitada de açúcar. Com os ingredientes prontos é hora de começar a preparação do próprio ceviche.

Em uma tigela, adicione o peixe cortado em cubos. Acrescente o sal, o coentro, a pimenta, o alho e o gengibre. Esprema o limão sobre a truta, sem apertá-lo demais para que a casca não dê um sabor amargo. Misture bem para cozinhar o peixe no limão. Esse caldo de peixe é conhecido como leite de tigre e é considerado um afrodisíaco. Agora, coloque o peixe em um canto da tigela e adicione o gelo apenas no caldo. Misture um pouco e retire os cubos. Em seguida, adicione a cebola e o molho de pimenta e pimentão. Acrescente a água gelada formada com os cubos de gelo.

Para montar o prato, coloque uma folha de alface em uma taça em “V”. Depois, adicione o ceviche. Em seguida, acrescente o milho frito, os cubos de batata-doce e a batata-doce em fios.

O Terra viajou ao Peru à convite da TAM Linhas Aéreas, da Lan Airlines, do Sumaq Machu Picchu Hotel e da Condor Travel.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade