PUBLICIDADE

Engasgo em bebê: o que fazer se isso acontecer com o seu?

Manobra de Heimlich é a melhor maneira de resolver situação de engasgo em bebês, mas execução difere totalmente da que é feita em adultos

10 jul 2024 - 07h05
Compartilhar
Exibir comentários

É uma situação que gera pânico, e não é à toa: quando seu bebê se engasga, isso significa que ele está ficando sem ar - situação que exige uma reação emergencial de pais e cuidadores, pois representa um risco real e imediato à vida. Por isso mesmo, é preciso manter a frieza e saber como agir corretamente nesse momento, algo que pode inclusive acontecer mais de uma vez enquanto a criança está crescendo.

Para desobstruir a respiração do bebê, é preciso aplicar pressão nas costas e depois no tórax até o objeto estranho ser expelido
Para desobstruir a respiração do bebê, é preciso aplicar pressão nas costas e depois no tórax até o objeto estranho ser expelido
Foto: prostooleh/Freepik/Reprodução / Bebe.com

A maneira de solucionar o engasgo é realizando uma manobra de Heimlich. Mesmo que você já tenha ouvido falar nela, saiba que a execução da técnica em bebês difere completamente da que é realizada em adultos, que envolve abraçar uma pessoa por trás e comprimir a boca do estômago. Aqui explicamos como aplicar a técnica corretamente nos pequenos.

Como fazer a manobra de Heimlich em bebês

Primeiro, certifique-se de que a criança realmente não está conseguindo respirar. Um sinal característico disso é a ausência de choro.

Em bebês menores de um ano, a manobra contra o engasgo deve seguir os seguintes passos: abra a boca do bebê, segure seu queixo e o posicione de bruços, levemente inclinado para baixo, pressionando de forma ritmada a região no centro das costas com a palma da mão.

Repita esse movimento em torno de cinco vezes e, caso a respiração não volte, alterne: vire o bebê de barriga para cima e faça outras cinco compressões, agora no tórax, usando dois dedos. Também confira dentro da boca da criança se ela expeliu algum objeto ou alimento que estava preso.

Siga alternando o movimento até que a respiração volte. Caso a criança siga com dificuldades para respirar, não pare, e acione também os serviços de emergência - o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é acessado pelo número 192 em todo o país.

Vale também conferir as instruções do Corpo de Bombeiros ensinando como realizar a manobra de Heimlich em bebês ou <a href=" ">este outro passo a passo do Hospital Albert Einstein.

O que é o engasgo?

Um ser humano se engasga quando alguma coisa - geralmente um alimento - "erra o caminho" e, em vez de ir para o estômago, acaba obstruindo as vias aéreas. Em bebês, o mais comum é que isso ocorra logo após a amamentação, mas também pode ocorrer quando se coloca algum objeto sólido na boca, por exemplo.

O engasgo pode se resolver naturalmente por uma reação natural do corpo tentando expelir o objeto, através da tosse, mas isso nem sempre ocorre. É quando o bebê precisa de ajuda externa - e imediata - com a realização de manobras para recuperar a respiração.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade