PUBLICIDADE

8 sinais que a criança dá quando está pronta para o desfralde

Deixar as fraldas de lado é um processo lento - mas vale a pena prestar a atenção em alguns comportamentos do bebê

7 set 2023 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

O desfralde é um processo que deve ser sempre respeitoso e sem pressa. À medida que a criança cresce, a fralda será utilizada somente quando for necessária e, pouco a pouco, o pequeno irá deixá-la de lado de forma natural. A maioria dos bebês costuma mostrar sinais de maturidade a partir dos 2 anos, quando há maior controle dos esfíncteres - porém não há uma idade ideal para que isso aconteça.

Foto: Johner Images/Getty Images / Bebe.com

Ainda que exista pressão social da família, dos irmãos e até mesmo de algumas escolas, o melhor, segundo os especialistas, é que os pais nunca tentem adiantar as coisas. A criança, por si só, passa a dar indícios de que está querendo e está pronta para o desfralde - mesmo sem entender isso perfeitamente.

Quando os pais observam que o seu filho se mostra pronto para o momento, é possível aproveitar dias mais quentes para testar como ele se sai sem as fraldas. É um processo de erros e acertos e não devemos nos chatear se a criança fizer xixi na roupa. Elas precisam ser estimuladas e acolhidas. Tenha paciência e se lembre: a repreensão neste caso costuma ter um efeito negativo.

Veja abaixo os principais sinais de maturidade física e emocional do bebê para o desfralde.

1. Fralda seca por bastante tempo

Quando a criança começa a ter maior controle dos esfíncteres (responsáveis pela eliminação de urina e fezes), a fralda permanece limpa por períodos relativamente longos - mais de uma hora e meia -, sem xixi ou cocô.

2. A criança se interessa por pessoas usando o banheiro

Isso é um sinal de que ela não tem medo e está animada para contribuir com o desfralde. O pequeno pode acompanhar os pais ou os irmãos no banheiro, imitar o comportamento e querer se sentar na privada ou no penico.

-
-
Foto: Catherine Falls Commercial/Getty Images / Bebe.com

3. O bebê avisa que quer fazer as necessidades

É possível que a criança diga aos pais que já urinou ou que está fazendo - principalmente nos banhos. Ela começa a usar as palavras "xixi" e "cocô" ou a fazer movimentos que indicam a urgência, indo para um lugar escondido na hora de evacuar.

4. A fralda incomoda

A fralda molhada passa a incomodar, assim como evacuar nela. Por isso, o pequeno pede para ser trocado e até se sente mais confortável sem a peça. Há crianças que, inclusive, tentam tirá-la.

5. Ter coordenação para tirar as roupas

Saber manusear as roupas para cima e para baixo é um sinal importante. Observe se seu filho já tem coordenação motora para abaixar e tirar calças, shorts ou saias.

6. A criança faz as necessidades nos mesmos horários

Começar a evacuar sempre no mesmo horário ajuda a criar uma rotina para a hora de ir ao banheiro.

7. Ela sente confortável no penico

O bebê precisa se sentir relaxado na hora de fazer as necessidades fora da fralda, e um bom indício é quando ele consegue se sentar e permanecer no vaso ou no penico por alguns minutos.

8. Há interesse por peças íntimas

É importante notar quando o pequeno não quer usar fraldas e mostra interesse por cuecas ou calcinhas. Ele pode começar a observar os pais ou outras crianças utilizando as peças, além de escolher estampas e personagens para a roupa íntima.

Fontes consultadas: Elisabeth Fernandes, pediatra. Luiz Valério, pediatra pelo Hospital Pequeno Príncipe. Paulo Telles, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade