PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Confira 11 frutas campeãs em proteínas

Você pode nunca ter pensado nisso, mas frutas também são fontes de proteínas

24 abr 2024 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários
Amoras e framboesas são frutas que oferecem bastante proteínas; adicione-as ao iogurte para um café da manhã saudável
Amoras e framboesas são frutas que oferecem bastante proteínas; adicione-as ao iogurte para um café da manhã saudável
Foto: iStock / Jairo Bouer

Frutas podem não ser a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em fontes de proteína. Mas se você está procurando formas de conseguir mais proteína com prazer, cada pedacinho delas conta. Certas frutas podem ser uma forma doce de adicionar uma dose extra desse nutriente à sua dieta.

Confira a seguir 11 frutas que são ricas em proteínas:

1-Goiaba

É uma das frutas mais ricas em proteínas que existe. Você obterá impressionantes 4,2 gramas da substância em cada xícara. Esta fruta tropical também é rica em vitamina C e fibras. Corte-a em fatias ou morda-a como se fosse uma maçã. Você pode até comer as sementes e a casca, então não há nada para jogar fora.

2-Abacate

Misture um pouco de guacamole ou amasse um pouco desta fruta verde na sua torrada. Uma xícara fatiada ou em cubos contém 3 gramas de proteína, já o purê lhe dará 4,6 gramas. Isso é o que há de melhor para uma fruta. O abacate também é repleto de gordura saudável, fibras e potássio, o que o torna um complemento inteligente para qualquer refeição. E você também pode comê-lo doce? Experimente com pêssegos fatiados regados com mel.

3-Jaca

Esta parente "espinhosa" do figo tornou-se uma popular substituta da carne para veganos. Você pode assar jaca desfiada e temperá-la como frango ou porco. Depois, você pode preparar tacos veganos ou caril tailandês com esta fruta versátil (caril ou curry é o nome dado a determinados pratos, cuja principal caraterística é ter um molho cozinhado com especiarias e outros ingredientes típicos da cozinha da Índia, da Tailândia e de outros países asiáticos). Embora seu teor de proteína seja muito inferior ao da carne, a jaca é bastante rica em proteínas para um pedaço de fruta: contém 2,8 gramas por xícara.

4-Kiwi

Esta fruta oferece cerca de 2 gramas de proteína por xícara. E você não precisa gastar muito tempo preparando-o. É perfeitamente normal comer a pele. Apenas certifique-se de limpá-lo bem, depois corte e coma. A pele áspera não vai te machucar. Na verdade, provavelmente nem sentirá o gosto.

5-Damasco

Uma xícara da fruta fatiada contém 2,3 gramas de proteína. Os damascos secos também são um lanche rápido e saboroso. Uma porção de um quarto de xícara fornecerá 1,1 grama de proteína. Coma-os sozinhos, em uma mistura ou em uma salada de frutas.

6-Amoras e framboesas

Nem todas as frutas vermelhas são ótimas fontes de proteína. Mas as amoras têm impressionantes 2 gramas por xícara. As framboesas também são relativamente ricas em proteínas. Eles servem cerca de 1,5 grama por xícara. Coma-as sozinhas ou adicione-as ao iogurte para um café da manhã repleto de proteínas.

7-Uva-passa

Se você gosta de frutas secas, as passas são uma boa aposta para proteínas: 28 gramas ou cerca de 60 delas, contêm quase 1 grama de proteína. Faça um lanche com uvas-passas, nozes, polvilhe-os no mingau de aveia no café da manhã ou misture-os em uma salada para dar um toque de doçura.

8-Bananas

São ricas em potássio, fáceis de comer em qualquer lugar e podem abastecer seu corpo durante o treino tão bem quanto uma bebida esportiva, de acordo com um estudo. Como se não bastasse, uma banana média traz 1,3 grama de proteína.

9-Toranja (ou grapefruit)

Esta fruta cítrica não é apenas uma estrela da vitamina C, mas uma toranja média fornece 1,6 grama de proteína. Você simplesmente não gosta dela? Experimente isto: aqueça uma toranja cortada ao meio na grelha do forno por 5 minutos para caramelizar a parte superior, depois polvilhe canela em pó por cima e "cave" com uma colher.

10-Laranjas

São outra grande fonte de vitamina C, e uma laranja média contém 1,2 grama de proteína. No entanto, não olhe para o seu suco para obter muitos nutrientes. Uma xícara contém apenas meio grama. Para obter todos os benefícios proteicos desta fruta cítrica, melhor cravar os dentes em sua polpa doce.

11-Cerejas

Essas frutas de caroço vermelho-escuro são uma das guloseimas mais doces do verão e também não são tão ruins em termos de proteínas. Uma xícara de cerejas sem caroço contém 1,6 grama de proteína. Quando não estiverem na estação, compre-os congelados para misturar no seu smoothie.

Fontes: Alison Sherwood - com revisão clínica de Christine Mikstas - WebMD

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Publicidade