PUBLICIDADE

Terapia sexual online: o que é e como funciona

A terapia sexual online serve para casais que enfrentam dificuldades na cama ou fora dela e pode beneficiar a vida sexual de várias formas

6 abr 2023 - 08h12
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
A terapia sexual online ou presencial pode melhorar a qualidade de vida a dois
A terapia sexual online ou presencial pode melhorar a qualidade de vida a dois
Foto: yanalya / Freepik/Divulgação / Boa Forma

O sexo é uma parte superimportante de qualquer relacionamento, e é normal que os casais tenham dificuldades na cama. A questão é saber, justamente, quando é preciso buscar ajuda e contar com uma terapia sexual online ou presencial para resolver essas questões e melhorar o prazer a dois. 

DIFICULDADES NA VIDA SEXUAL DO CASAL 

Para Claudia Petry , pedagoga com especialização em Sexologia Clínica, é bastante comum os casais perceberem que têm dificuldades na cama apenas quando começam a terapia sexual. Parece contra-intuitivo, certo? As pessoas buscam a terapia quando percebem que tem uma dificuldade, mas como o sexo ainda é um tabu grande, o contrário é super válido. 

"É a limitação no seu repertório sexual e o desconhecimento quase que total de como funciona a resposta sexual feminina e masculina", explica a profissional, dando mais detalhes sobre quais as dificuldades mais comuns. "A procura ao consultório se dá, quase sempre, por dificuldades ou disfunções sexuais como baixo desejo, ejaculação rápida e disfunção erétil. Mas por trás desta dificuldade está, em quase 100% dos casos, uma grande falta de conhecimento no aspecto da sexualidade humana."

QUANDO PROCURAR A TERAPIA SEXUAL? 

Ok, mas se os casais descobrem os seus problemas apenas no consultório, como saber qual o momento de buscar um profissional para solucionar essas questões? Claudia deu a deixa: sinais como baixa libido, falta de vontade de transar, disfunções eréteis ou ejaculação precoce podem ser um gatilho para essa procura. 

Mas é possível ficar atento a outros pontos também: "Ao observar as primeiras dificuldades sexuais, seja nas questões do sexo propriamente dito ou mesmo na ausência do diálogo sobre a sexualidade do casal", explica. "Quanto antes buscar ajuda profissional adequada, mais evitamos problemas maiores no futuro."

COMO A TERAPIA SEXUAL PODE AJUDAR? 

Assim como nas terapias tradicionais, o terapeuta sexual tem como base de estudo a psicologia humana, mas usa esse conhecimento com um foco específico. Ou seja, esse profissional pode colaborar ativamente no processo do casal, visando aspectos como a comunicação não violenta, traumas adquiridos por um dos pares ao longo da vida, tabus e preconceitos, entre outros temas. 

"Minha área de atuação está na base da educação em sexualidade e, dentro deste contexto, ensino os casais como é o funcionamento da nossa anatomia genital, como funciona o desejo sexual e suas alterações ao longo dos anos", elabora Claudia. "Explico a resposta sexual humana de forma simples e vamos para a parte comportamental, em que oriento casais para que aprendam e explorem novas formas de prazer, desgenitalizando o ato sexual, ampliando zonas erógenas e toques."

O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA VIDA SEXUAL

Aliás, importante salientar que, nesse processo, a comunicação é sempre muito importante. Ela faz parte do aprendizado generalizado e é parte essencial da vida. Logo, no sexo não seria diferente, certo? 

"Pode ser a comunicação verbal ou não verbal, mas comunicação deve existir", diz a profissional. "Se o casal não se comunica adequadamente, as partes ficam, muitas vezes, com a sensação de não serem escutadas ou atendidas. Sentem-se ignoradas ou esquecidas dentro da relação. Mas, muitas vezes, se trata apenas de ser mais assertivo em sua comunicação."

QUAL O RESULTADO DA TERAPIA SEXUAL?

Assim como na terapia cotidiana, a terapia sexual também tem objetivos a curto e longo prazo e uma série de benefícios. Alguns deles, segundo Claudia, são: 

  • Maior intimidade
  • Maior conhecimento entre as partes do casal
  • Melhora da comunicação a dois
  • Mais confiança
  • Mais prazer a dois

Fora os ganhos individuais como maior conhecimento de si mesmo, do seu prazer e maior autonomia sexual. 

TERAPIA SEXUAL ONLINE FUNCIONA? 

O formato em que a terapia acontece vai depender única e exclusivamente do casal. Muitas pessoas ainda se sentem intimidadas em, por exemplo, irem até o consultório de um terapeuta, quanto mais um especializado em sexualidade. Com medo do que os outros podem pensar, até mesmo evitam procurar ajuda nesse aspecto. 

Dessa forma, a terapia sexual online é uma boa opção, já que o casal pode fazer a sessão do conforto da sua própria casa, em um ambiente seguro e mantendo contato direto com o terapeuta, sem a necessidade de locomoção. Outra vantagem é a adaptação e flexibilidade de horários, de forma que as consultas podem ser encaixadas em um horário que funcione para todas as partes envolvidas sem a necessidade de deslocamentos. 

Existem muitos profissionais que atendem, inclusive, nos dois formatos: tanto presencial quanto online. Vale a pena pesquisar na sua região por profissionais qualificados e conversar com o seu parceiro ou parceira qual o formato que mais atende às necessidades do casal. 

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade