Revolucionário! Bebê nasce de embrião congelado em 1994
Bebê considerado 'o mais velho do mundo' nasce a partir de embrião preservado por mais de 30 anos
Revolução na ciência! No dia 26 de julho, nasceu Thaddeus Daniel Pierce, um bebê saudável que se desenvolveu a partir de um embrião congelado há mais de três décadas. Segundo reportagem publicada pela MIT Technological Review, ele detém o título de 'bebê mais velho' do mundo. "Tivemos um parto difícil, mas agora estamos bem", contou Lindsey Pierce, mãe de Thaddeus. "Ele é tão tranquilo. Estamos maravilhados por termos esse bebê precioso".
O mais surpreendente é que, em 1994, ano em que o embrião foi criado, os pais Lindsey e Tim Pierce tinham apenas 5 e 3 anos de idade, respectivamente. Ele permaneceu criopreservado por 30 anos e meio, até a transferência ao útero de Lindsey. O casal de Ohio (Estados Unidos), sonhava em ter filhos há anos, e participou de um programa cristão de "adoção" de embriões, chamado Open Hearts.
Família entrelaçada pelo tempo
O embrião que deu origem a Thaddeus foi doado por Linda Archerd, uma americana de 62 anos, que também compartilhou sua história. Em 1994, ela e o marido recorreram à fertilização in vitro após anos de tentativas. Na época, criaram-se quatro embriões. Um deles resultou no nascimento de sua filha Amanda - hoje com 30 anos e mãe de uma menina de 10. Armazenaram-se os outros três embriões.
Linda manteve os embriões congelados por décadas, mesmo após o divórcio, quando conquistou na Justiça o direito de decidir o destino deles. "Eu sempre quis desesperadamente outro bebê", disse ela. Mas, com o passar do tempo e o início da menopausa, entendeu que não poderia mais gestar e não queria descartar-se dos embriões, nem doá-los anonimamente. "Queria saber onde estariam, conhecer a família e vê-los crescer".
Decisão e nascimento do bebê
Foi então que a mulher conheceu a prática da "adoção de embriões". Permite-se, no processo, que doadores e receptores se conheçam e escolham conscientemente implementarão os embriões. Ela se conectou com Lindsey e Tim, casal cristão que tentava engravidar há sete anos. Através da clínica de fertilização localizada no Tennessee, a jornada tomou um novo rumo, resultando no nascimento de Thaddeus. "Foi bem surreal. É difícil de acreditar", declarou Linda.
Em entrevista ao Fantástico, a embriologista Sarah Coe Atkinson, que preparou o embrião, explicou que ele ficou em um tanque de nitrogênio líquido, a quase 200 graus abaixo de zero. Dessa forma, ele não envelheceu. Com o passar dos anos, as técnicas de fertilização modernizaram-se e o descongelamento foi ocorreu com um banho de água a 35 graus.
Atualmente, Linda conta que não se arrepende da doação e sonha em conhecer o bebê. "Minha filha Amanda chama o Thaddeus de irmão gêmeo. Sinto que fui abençoada com outro milagre", contou.