O Duolingo morreu? Entenda o meme que está dominando a internet
Marca 'matou' o mascote de coruja e gerou repercussões na web
A coruja mascote do Duolingo dominou a internet nos últimos dias com um meme. Em redes sociais como o X, antigo Twitter, a conta oficial do aplicativo de idiomas postou uma "nota de falecimento" do famoso "corujão".
Com muito pesar, comunicamos o falecimento do Duo, no dia 11 de fevereiro de 2025. Após uma longa jornada de aprendizado e crescimento, o Duo nos deixou, deixando para trás uma marca indelével no coração de todos que acompanharam sua trajetória. pic.twitter.com/4YF2gqWZjN
— Duolingo Brasil (@DuolingoBrasil) February 11, 2025
Na versão americana da conta, a nota de falecimento revela um pouco mais do motivo por trás da morte: "Autoridades investigam a causa da morte. Para ser honesto, ele provavelmente morreu esperando você fazer sua lição".
"Apreciamos que respeitem a privacidade de Dua Lipa neste momento", brincou também a postagem, fazendo referência à cantora Dua Lipa como "esposa" do Duo, o mascote.
Lia-se, na nota de falecimento do mascote: "Com muito pesar, comunicamos o falecimento do Duo, no dia 11 de fevereiro de 2025. Após uma longa jornada de aprendizado e crescimento, o Duo nos deixou, deixando para trás uma marca indelével no coração de todos que acompanharam sua trajetória".
A "morte" do personagem faz parte de uma estratégia de marketing viral, que tenta ativar reações e emoções do público para a veiculação de propagandas da marca. O aplicativo é conhecido por manter uma atitude "humorística" com os internautas nas redes, o que explica o tom "ácido" da campanha.
Internautas compartilharam memes e montagens sobre a morte do personagem nas redes sociais.
Algumas marcas como Snickers, Mercado Pago, Carmed, Galinha Pintadinha e Havaianas também participaram da ação, em comentários realizados na publicação oficial. Confira alguns a seguir.
descanse em paz pic.twitter.com/cT0xo27eHb
— jo (@jocvn_) February 11, 2025
O QUE FIZERAM COM ELE??? pic.twitter.com/V8MFNNA49b
— Helmut Clark (@clarkinhos) February 11, 2025
*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais.
