Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira alguns hábitos que destroem seu colágeno e você nem imagina

Estamos falando da proteína fundamental, que atua como sustentação, mantendo unidas as diversas estruturas do corpo, como tendões, ossos, músculos, cartilagem e, visivelmente, a pele. Por isso, é tão importante estar atento a alguns sinais

11 dez 2025 - 19h09
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que existem alguns hábitos inofensivos, feitos, muitas vezes, diariamente, que podem destruir seu colágeno e você nem imagina? É o que mostra o dermatologista Emiliano Grillo. Em suas  redes sociais, ele  apresentou alguns inimigos da pele. Confira!

Veja alguns hábitos nocivos à produção de colágeno
Veja alguns hábitos nocivos à produção de colágeno
Foto: Canva / Bons Fluidos

Hábitos que prejudicam a formação de colágeno

O colágeno é a proteína fundamental que atua como sustentação, mantendo unidas as diversas estruturas do corpo, como tendões, ossos, músculos, cartilagem e, visivelmente, a pele. No entanto, sua produção começa a diminuir naturalmente a partir dos 25 ou 30 anos. Além do envelhecimento natural, especialistas apontam que o estilo de vida moderno contém vários "inimigos" que aceleram essa perda, comprometendo a elasticidade e a firmeza da pele.

1. A Falta de sono 

A privação de sono é o principal fator de degradação. É durante o repouso que o corpo executa processos vitais de reparação e regeneração celular. "Sabemos que é durante o sono que nosso colágeno é reparado e regenerado, por isso é muito importante descansar bem", afirmou.

2. Exposição solar em excesso

A exposição excessiva ao sol é um potente fator de deterioração. Assim, os raios ultravioleta (UV) causam a oxidação da proteína, gerando radicais livres que agem como destruidores. "A exposição solar produz oxidação e gera radicais livres, que destroem o colágeno e a elastina",afirmou. Por isso, o especialista explica que a aplicação regular de protetor solar e a cautela ao evitar o sol direto são essenciais.

3. O consumo elevado de açúcar

Por fim, muitos desconhecem, mas o consumo excessivo de açúcar tem um impacto direto na saúde da pele. O processo conhecido como glicação contribui para a diminuição da proteína, fazendo com que a pele perca elasticidade. "A glicação é a inimiga silenciosa do nosso colágeno," explicou.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Dr Emiliano Grillo (@dr.emilianogrillo)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade