2 eventos ao vivo

Cães podem correr e brincar sem guia em trilha de Campos do Jordão

Pets que nunca ficaram totalmente livres têm apoio de adestradores para socializar pela primeira vez e aproveitarem a natureza

12 jul 2019
14h32
atualizado às 14h41
  • separator
  • comentários

CAMPOS DO JORDÃO - Muitos cães passam os dias dentro de um apartamento ou no quintal de casa. Aqueles que passeiam diariamente já podem ser considerados privilegiados, sim. Mais sortudos ainda são os cachorros que frequentam parques. No entanto, até nesses locais, muitas vezes, a guia ainda é necessária para garantir a segurança do animalzinho. Portanto, ter uma trilha na qual o seu melhor amigo pode correr livremente e brincar com outros cães é uma fuga da rotina urbana. Essa experiência é possível no dog day use, parceria entre Comportpet e Hotel Surya-Pan, em Campos do Jordão, todos os sábados de julho e agosto.

Cães de diversas idades e raças e até mesmo alguns 'cadeirantes' curtiram a mata, o lago e uma pequena cachoeira no último sábado, 6, quando o projeto foi lançado. A trilha é liderada por Cleber Santos, especialista em comportamento animal e fundador da Comportpet. Os tutores acompanham o percurso para se divertir com seus pets, mas podem ficar tranquilos, pois quatro adestradores dão apoio no caminho e os sete mil metros quadrados do Hotel Surya-Pan, local onde ocorre o passeio, são murados.

Para participar do evento os cachorros precisam estar com as vacinas em dia e ter mais de seis meses. Se o cãozinho nunca teve uma experiência solto sem guia, o dog day use é uma oportunidade para ter essa vivência pela primeira vez em segurança. "Nós avaliamos a socialização do cachorro. Aqui é um centro de enriquecimento ambiental: tem sons, cheiros, animais com níveis de energia diferentes, o cansaço da trilha. Tudo isso muda o foco do cachorro", diz Santos.

Após a trilha os cães estão mais cansados e tranquilos e chega o momento dos tutores apreciarem o pôr do sol com direito a queijos e vinhos no restaurante e no deck. Mesmo nessas áreas os bichinhos são, mais que aceitos, acolhidos por toda a organização. Fernando Hernandez Júnior, diretor do hotel Surya-Pan, conta que o nome do local significa sol que ilumina todos e esse conceito guia a inclusão dos pets. "Com o tempo, percebemos que casais poderiam ter uma reconexão maior ao lado de seu melhor amigo, ou mesmo hóspedes individuais gostariam de ter a experiência da 'cãovivência'", afirma Hernandez,.

O dog day use no Surya-Pan custa R$ 200 para uma pessoa e seu pet; e R$ 350 para um casal e seu filho de quatro patas. Após a alta temporada, o passeio vai ocorrer uma vez por mês.

Repórter participou do evento à convite da Comportpet

Estadão
  • separator
  • comentários
publicidade