Alpha, Beta, Gen Z, Millenial ou Boomer? Saiba de qual geração você é e suas principais características?
Descubra em qual geração você se encaixa de acordo com seus comportamentos - e da maioria das pessoas da sua idade
Você já se perguntou por que cada geração se comporta de uma maneira tão diferente? As escolhas, os hábitos e até a forma de consumir mudam conforme o tempo passa. E entender essas diferenças ajuda a compreender não só o mundo, mas também a nós mesmos.
Do período pós-guerra à era da inteligência artificial, cada geração foi moldada por seu contexto histórico, cultural e tecnológico. Descubra em qual você se encaixa e quais são os comportamentos que definem cada uma!
1. Builders (1925 - 1945)
São os bisavós da atualidade. Viveram guerras, crises econômicas e reconstruções. Cresceram em um mundo de regras, valorizando a estabilidade, família, respeito e hierarquia. A disciplina e a resiliência são suas maiores marcas.
2. Baby Boomers (1946 - 1964)
Filhos do pós-guerra, são conhecidos por priorizar a carreira e associar sucesso à estabilidade financeira. São fiéis às marcas, preferem produtos duráveis e confortáveis e, embora tenham aderido ao digital, ainda gostam de contatos mais tradicionais (como telefone, e-mails, encontros presenciais e até lojas físicas).
3. Geração X (1965 - 1980)
Conhecida como a "geração híbrida", presenciou a chegada da tecnologia, mas viveu uma infância analógica. São independentes, focados na carreira, valorizam o diploma e gostam de estabilidade. Foram os primeiros a ter computador em casa! Atualmente, consomem tanto online, quanto offline. O que gostam mesmo é de informações claras, sem rodeios, e atendimentos personalizados.
4. Millenials ou Geração Y (1981 - 1996)
Os millenials cresceram no início da internet e das redes sociais. São multitarefas, valorizam experiências, propósitos e causas sociais. Priorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e costumam adiar decisões como casamento e filhos. Amam experiências (como viagens e projetos com impacto social), valorizam praticidade e rapidez.
5. Geração Z (1997 - 2010)
Para eles, o digital não é uma novidade, e sim o normal. Cresceram com smartphones, redes sociais e informação em tempo real. Preferem conteúdos rápidos, como vídeos curtos, e são altamente críticos com marcas. Buscam autenticidade, transparência e posicionamento social.
6. Geração Alpha (2010 - 2024)
São as crianças de hoje, filhos das gerações Y e Z. Nascem rodeados por telas, inteligência artificial e tecnologias que fazem parte da rotina desde o berço. Possuem pensamento não linear, são dinâmicos, autônomos e buscam protagonismo até nos processos de aprendizagem. Precisam de novidades constantes, estímulos sensoriais e interatividade.
7. Geração Beta (a partir de 2025)
Essa geração está apenas começando a nascer, mas já se prevê que sua vida será ainda mais entrelaçada à tecnologia. A Geração Beta crescerá em meio à inteligência artificial, realidades virtuais e conteúdos quase totalmente gerados por algoritmos. Suas relações, aprendizados e até conceitos como verdade e realidade estarão impactados pelo mundo digital.
Afinal… qual é a sua geração?
Mais do que uma classificação, entender sua geração e as que vieram antes (ou depois) é compreender que cada grupo carrega desafios, sonhos e valores que ajudam a transformar o mundo. Seja você Baby Boomer, X, Y, Z ou Alpha, o mais importante é saber que podemos aprender uns com os outros - unindo tradição, inovação e, claro, conexão.