PUBLICIDADE

Verão: estação exige cuidados na hora da limpeza da casa; veja quais

Saiba como conciliar a faxina com as férias escolares e prevenir a proliferação de insetos e microrganismos causadores de doenças

7 jan 2024 - 12h27
(atualizado em 8/1/2024 às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O verão e as férias escolares podem ser dois grandes desafios para quem gosta de manter o lar sempre limpo e organizado. Com as crianças em casa a maior parte do tempo, fica mais difícil deixar tudo em ordem. Além disso, o calor e as chuvas de verão demandam cuidados especiais na hora da limpeza. Por isso, separamos algumas dicas feitas por especialistas em higienização para que você possa cuidar da sua casa sem estresse. Veja abaixo:

A atenção com a faxina deve ser redobrada no verão
A atenção com a faxina deve ser redobrada no verão
Foto: Shutterstock / Alto Astral / Alto Astral

Envolva as crianças na limpeza

Compartilhar os afazeres domésticos pode ser uma boa oportunidade de criar um senso de responsabilidade e de pertencimento nos pequenos. Mas lembre-se de adequar as atividades de acordo com a idade do seu filho. 

As crianças de 2 a 3 anos, por exemplo, podem guardar seus próprios sapatos e brinquedos, e colocar as roupas sujas no cesto. Já os de 4 a 5 anos conseguem arrumar a cama e limpar o potinho dos pets. A partir dos 6 e 7 anos, é possível envolvê-los nas tarefas do quarto, limpar os móveis, colocar o lixo para fora e trocar a roupa de cama. 

Cuidado com os vidros

Com o calor, as chuvas e o consequente manuseio das janelas, as vidraças ficam com marcas de dedos, embaçadas e sujas. Sendo assim, dê atenção especial à essa parte da casa durante a faxina. Higienize-a de uma a duas vezes por semana, e faça uma limpeza mais pesada ao menos uma vez ao mês.

Atente-se aos armários e persianas

O calor e a umidade da estação formam o cenário perfeito para o surgimento de mofos, especialmente dentro de ambientes fechados, como armários. Para afastar o bolor dos móveis, deixe-os abertos pelo menos uma vez por semana, e evite guardar peças que foram usadas imediatamente no guarda-roupa. 

As persianas também precisam de atenção, uma vez que acumulam muita sujeira no verão, portanto, a limpeza deve ser feita com frequência. Em ambos os casos, você pode utilizar uma flanela para realizar a higienização. 

Limpeza geral

No verão, é comum o aparecimento de pernilongos, baratas, moscas e mosquitos em casa. Logo, é fundamental fazer uma faxina completa para descartar entulhos e objetos que acumulam água, onde os insetos se proliferam. Para isso, limpe os ambientes internos e externos, e não deixe água parada em vasilhas e pneus. Isso evita doenças como a dengue.

Fonte: especialistas em limpeza da Vassouras Rossi.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade