0

Marcenaria funcional e cimento aparente ampliam apê pequeno

Cabe todo mundo! Apartamento de recém-casados com 40m² ganha também ambiente especial para a gata Filó

6 out 2014
16h00
atualizado em 9/10/2014 às 15h52
  • separator
  • 0
  • comentários

Quem casa, quer casa! No caso dos recém-casados Lívia e Thiago, o novo lar é um apartamento de 40m² que, além deles, abriga também a gata Filó. Por isso, o pouco espaço - que abriga pé direito alto, mezanino, sala de estar acoplada com cozinha e dois banheiros - recebeu intervenções criativas para aliar praticidade, decoração com personalidade, aconchego e, tudo isso, com baixo orçamento.

Siga Terra Estilo no Twitter

A dupla de arquitetos José Guilherme Carceles e Diogo Luz, da Casa 100 Arquitetura, apostou na marcenaria sob medida como coringa para organizar e aumentar o ambiente. Acabamento rústico, muito cimento e aproveitamento da luz natural foram as soluções para dar uma identidade urbana e funcional ao novo endereço sem estourar a conta bancária. Confira o resultado:

Foto: Divulgação

A exigência da moradora para a sala era ter em um mesmo espaço sala de estar e de TV, mas "separadas". A solução foi construir um móvel com duas funções. Quando aberta, a peça amarela acomoda a televisão. Já fechada, se transforma em aparador, apoiando livros e luminária. 

A luminosidade do local ganhou mais força com a derrubada da laje do mexanino e aumento do pé direito. “Esse tipo de móvel multiuso é perfeito para aproveitar ao máximo espaços pequenos como esse".

Foto: Divulgação

Na cozinha -  que é acoplada à sala - a marcenaria brilhou mais uma vez como a bancada de madeira com dois bancos embutidos, que quando esticados viram uma mesa de quatro lugares. Prateleiras que chegam até o teto resolveram o problema da falta de armários. 

Destaque para o painel preto pintado com tinta lousa, que separa a cozinha da lavanderia. As luminárias de cobre harmonizam com os tubos que protegem a escada e criam um espaço isolado embaixo dela. Este local foi reservado para Filó. 

A escada, que ficou no cimento bruto e livre de acabamentos, se destaca no design adotado na decoração: "ela segue um estilo bruto, que exploramos neste projeto", comenta Luz.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No quarto, a luz natural foi melhor aproveita ao derrubar a proteção do mezanino e instalar no lugar uma bancada de fora a fora - que ainda serve de home office - feita em chapa metálica e revestida de mandeira. “A ideia foi substituir uma barreira por um móvel utilitário, que ainda ampliou o quarto. A bancada virou um home office, duas cabeceiras e uma boa prateleira”, explica Carceles.

Foto: Divulgação

O banheiro ganhou muito charme com parede inteira de azulejos e amplitude com porta sem batente. “A parede inteira de azulejos também ajuda, pois quando você estende o mesmo material no acabamento o ambiente cresce”, Armários escuros, chapa metálica e torneiras simples de latão complementam o local como alternativas baratas.

Foto: Divulgação

(Fotos: Paula Fraile Fonseca / Divulgação)

Decoração de banheiros pequenos Decoração de banheiros pequenos

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade