PUBLICIDADE

Jardins reciclados são a nova tendência sustentável

Você pode ser mais sustentável também na jardinagem. Confira como ajudar o meio ambiente com estas sugestões:

2 ago 2022 - 19h12
Ver comentários
Publicidade
-
-
Foto: Angelina Dimitrova/ Shutterstock.com/Reprodução / Casa.com

Se você está tentando minimizar o desperdício em sua vida, a tendência da reciclagem de jardim é uma maneira única de dar uma nova vida aos itens ao seu redor. É algo bastante popular: a reciclagem de jardins foi nomeada a segunda tendência de jardinagem de primavera mais popular no Pinterest!

Universal, o termo se refere às muitas maneiras pelas quais as pessoas podem reutilizar materiais em seus jardins.

Das sobras de cozinha que se tornam fertilizantes aos móveis que são reaproveitados em vasos, veja como uma das tendências mais populares da temporada está transformando a rotina dos amantes de planta - e da sustentabilidade:

Restos e resíduos

-
-
Foto: Healthline/Reprodução / Casa.com

Você já deve ter ouvido falar que restos de comida e resíduos de quintal representam mais de 30% do que as pessoas jogam fora. Felizmente, muitos dos restos que você encontra em sua cozinha podem ser usados em seu jardim.

Por exemplo, cascas de ovos quebradas arejam o solo e contribuem com cálcio, o que é particularmente útil para o cultivo de tomates.

Já as cascas de frutas cítricas podem atrair caracóis e lesmas, ajudando a afastá-los de suas plantas. E a borra de café, que é rica em nitrogênio, pode ser misturada no solo, seja em um vaso de jardim ou em um canteiro de quintal.

Essas sobras ricas em nutrientes são úteis quando se trata de encontrar maneiras produtivas de usar seus resíduos. Você também pode usar essas sobras para dar um passo adiante para criar composto fresco.

Recipientes domésticos

-
-
Foto: Pillar Box Blue/Reprodução / Casa.com

Recipientes de iogurte. Rolos de papel higiênico. Latas de tomate. Todos esses itens reciclados podem ser úteis em seu jardim. No início da primavera, você pode cultivar as suas mudas em qualquer lugar, desde caixas de ovos vazias até cápsulas de café.

À medida que crescem, considere utilizar copos de iogurte vazios ou caixas de suco. Recipientes maiores, como latas de café, podem ser ideais para a propagação de plantas, como uma jiboia ou uma espada-de-são-jorge.

Se você mora em uma cidade, esses grandes recipientes são ideais para o cultivo de vegetais em uma escada de incêndio ou varanda.

Itens maiores

Ocasionalmente, você avista uma bicicleta ou um carrinho de mão que se transforma em um elemento de jardim, repleto de amores-perfeitos e trepadeiras frondosas. Reaproveitar itens maiores como vasos é outra forma popular de reciclagem.

Tracy Hunter, que narra suas aventuras no jardim em sua página do Instagram, usa de tudo, desde um gaveteiro até uma torradeira quebrada em sua experiência.

"Itens que outros podem considerar como lixo, eu vejo como tesouro - eles só precisam receber uma nova vida", diz Hunter, que agora cultiva folhas de salada na torradeira e ervilhas em uma velha lixeira.

"Eu cresci em uma fazenda, em uma família prática, onde 'fazer e consertar' era um modo de vida", disse ela ao Apartment Therapy. "Fazer algo útil e bonito novamente não é apenas bom para a alma, é bom para o planeta!"

Seja criativo

-
-
Foto: Tracy Hunter/Reprodução / Casa.com

A reciclagem de jardins nem sempre precisa ser aplicada diretamente à forma como você cultiva as coisas. Talvez seja usar jarros de leite vazios como regadores ou enfiar uma garrafa de água com gás em uma planta de casa para que ela possa se autorreger enquanto você estiver de férias.

A ideia é minimizar a quantidade de lixo, reaproveitando-o em seu jardim. À medida que a sustentabilidade se torna um foco ainda mais forte em nosso dia a dia, aproveitar os itens que já temos para minimizar o desperdício se tornará um objetivo cada vez mais popular.

*Via Apartment Therapy

Casa.com
Publicidade
Publicidade