PUBLICIDADE

Guia da lavagem: confira dicas para lavar roupas sem desbotar

Lave peças pretas, brancas e coloridas corretamente

5 nov 2021 17h05
ver comentários
Publicidade
Lave suas roupas de forma adequada
Lave suas roupas de forma adequada
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Atire a primeira pedra quem nunca se precipitou na hora de lavar as roupas e estragou peças ao colocá-las na máquina de forma incorreta. Ter as roupas limpinhas é algo essencial, porém, é preciso prestar atenção na etiqueta de composição e símbolos de lavagem justamente para não colocamos em risco nossas peças preciosas.

@dududaibert

vou explodir

♬ QUE COISA BØØUUANNNN - Adrian 🤨

Para ajudá-la nessa jornada de lavar roupas corretamente, conheça dicas simples para evitar essas situações e aumentar o tempo de vida útil das peças:

Roupas brancas

  • Separe as peças: essa vale para todos os tipos de peça. Porém, como você já deve saber, peças claras merecem uma atenção especial na hora de serem lavadas. O cuidado principal é separar as brancas das coloridas para evitar manchas. Mas, lembre-se: lave apenas as roupas que são extremamente claras, nada de incluir tons pastel ou até mesmo cinza claro.
  • Use produtos específicos para manchas: após separar as roupas, remova as manchas antes de colocar na máquina. Para cada tipo de mancha, é necessário um produto diferente, seja bicarbonato, vinagre, água-oxigenada ou produtos específicos. Se usar algum item comprado em mercados, não se esqueça de conferir as instruções do rótulo. 
@vaniaborges09 quer aprender a tirar manchas dificeis das suas roupas?# dicadodia # tiramanchas# poderoso# aguaoxigenada # roupabranca # efeitosdevoz ♬ Classical Music - Classical Music

Roupas pretas

  • Não use água quente: além de sempre seguir as instruções de lavagem da etiqueta, lembre-se que a água quente contribui para o desbotamento das roupas, especialmente das mais escuras. Além disso, altas temperaturas podem ser responsáveis por encolher sua peça.
  • Não deixe de molho: diferente de peças brancas, roupas pretas tendem a desbotar mais, por isso, a não ser que seja de extrema necessidade, evite deixá-las de molho. Manchou? Procure soluções específicas para roupas escuras, aplicando apenas no local da mancha.
  • Deixe secando na sombra: expor peças escuras ao calor provoca desbotamento e tira o brilho da roupa. Por isso, o ideal é sempre secar as pretas à sombra, em local ventilado.

Roupas coloridas

  • Deixe de molho: diferente das roupas pretas, se as coloridas estiverem muito sujas, pode deixar de molho. Uma hora na água fria, sabão neutro e alvejante sem cloro para roupas coloridas é o suficiente para eliminar a sujeira.
  • Vire do avesso: faça isso para que o atrito entre elas com a lavadora não desbote as cores.
  • Use sal: para conservar as cores das roupas, adicione sal a cada ciclo de lavagem de roupas coloridas.
@sandrasantos7485 Responder a @jeniffervieira25 o sal ajuda a realçar e a conservar a cor dos tecidos 😉 #lavagemderoupas #dicas #truques #donasdecasa #pravoce #fyp ♬ som original - Sandra Santos

Fonte: Ig, Consul e Casa e Jardim

Alto Astral
Publicidade
Publicidade