PUBLICIDADE

Como escolher a melhor opção de tapete para a casa?

Nesse início de inverno, o tapete se torna um item praticamente necessário para a casa; saiba como escolher a melhor opção

23 jun 2022 18h03
ver comentários
Publicidade
Existem vários fatores que devem ser considerados na hora de comprar um tapete novo
Existem vários fatores que devem ser considerados na hora de comprar um tapete novo
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Bonito, aconchegante e muito funcional, o tapete é um item quase indispensável em uma casa, especialmente agora que o inverno chegou. Até porque ele é um aliado na hora de delimitar ambientes e faz toda a diferença para o conforto térmico do ambiente.

E, por isso mesmo, queremos sempre escolher a melhor opção possível de tapete para o nosso lar, não é mesmo? Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas das arquitetas Ieda e Carina Korman para te ajudar na escolha do tapete correto para cada ambiente da sua casa. Confira a seguir:

Para lar com pets, o ideal é escolher materiais mais resistentes para o tapete
Para lar com pets, o ideal é escolher materiais mais resistentes para o tapete
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Tamanho e proporção

Para definir o melhor tamanho para um tapete, é necessário considerar os móveis e objetos que estão ou vão estar no ambiente. "Em um living, o recomendável é que o tapete seja cerca de 15 ou 20 cm maior do que a área que delimita. Ele deve, ainda, se estender em 20 cm para dentro do sofá", diz Carina.

Já em uma sala de jantar, Ieda e Carina recomendam que o tapete tenha pelo menos 60 cm a mais do que o lado maior do tampo da mesa, para que as cadeiras não se enrosquem na peça quando forem movidas.

Porém, mesmo com essas dicas mais gerais, as medidas serão sempre variáveis de acordo com cada caso, viu? "É importante se atentar e respeitar o desenho da peça, valorizando-a", explica Ieda.

Tipos de tapetes para cada ambiente

Ambientes diferentes pedem por tapetes diferentes, sabia? De modo geral, espaços com muita movimentação devem receber peças de gramatura mais baixa, enquanto os tapetes mais felpudos e robustos devem ficar nos locais em que se passa mais tempo sentado ou que pedem por aconchego, como os quartos.

Porém, vale lembrar que, antes de escolher um tapete mais peludo, é preciso pensar se alguém na casa tem alergia e pode se sentir incomodado com a peça. No caso do banheiro, uma boa opção são os tapetes pequenos na frente da pia ou do chuveiro. Já a cozinha não necessita desse tipo de item.

No banheiro, uma boa opção é colocar um tapete pequeno na frente da pia - Shutterstock
No banheiro, uma boa opção é colocar um tapete pequeno na frente da pia - Shutterstock
Foto: Alto Astral

Como combinar?

Além de funcionais, os tapetes também podem ajudar muito na estética do ambiente. Sendo assim, é sempre bom garantir que eles combinem com o resto da decoração.

Por isso, essa peça costuma, inclusive, ser o último item a ser comprado para um ambiente, para que já se saiba quais serão as estampas e cores dos outros objetos e móveis no cômodo.

Uma opção bastante interessante na hora de integrar os tapetes no décor é fazer uma sobreposição com duas peças que combinem entre si. "Quando há o desejo por uma sobreposição de tapetes, o ideal é escolher uma peça mais neutra, para a base, e ousar no tapete que vai por cima", indica Ieda.

Cada caso é um caso

Apesar de todas essas dicas, a escolha de um tapete sempre deve levar em consideração o ambiente onde ele será colocado e os hábitos e a rotina de quem vive no local.

Assim, um lar com pets ou crianças, por exemplo, pede por uma peça mais resistente e fácil de limpar. Já uma casa de praia dispensa peças de lã ou mais peludas. "Nesse caso, o melhor é optar por fibras naturais, corda náutica ou algodão, por exemplo", diz Ieda.

Fonte: Ieda e Carina Korman, arquitetas à frente do escritório Korman Arquitetos.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade