3 eventos ao vivo

Choveu muito? Veja 10 dicas para cuidar da umidade em casa

Aprenda técnicas simples e rápidas que irão colaborar para a remoção do mofo, bolor e estufamento de paredes e mobílias

30 jul 2020
14h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Janela com gotas de água
Janela com gotas de água
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De altas a baixas temperaturas, não importa a estação, é muito comum que chuva atinja diversas regiões do Brasil, graças ao seu clima, majoritariamente, tropical. Porém, não é toda moradia que está preparada para uma quantidade excessiva de água. Por isso, faz-se necessário saber como tirar a umidade de casa, para quem não surjam problemas futuros.

Móveis mofados, paredes com bolhas, roupas mau cheirosas e com bolor são algumas das consequências que podem ir se agravando com o acúmulo de gotículas de água no ar. Portanto, se você enfrenta esse tipo de problema e quer soluções simples, separamos algumas sugestões rápidas.

Para os cômodos internos

Deixe o ambiente bem arejado

Uma das causas que deixa paredes mofadas é a falta de ventilação no ambiente, já que em dias de chuva costuma-se deixar a casa fechada, para evitar alagamentos ou outros problemas. Por isso, sempre quando possível, abra as janelas e portas para deixar o ar circular pela casa.

Limpe o mofo

Quando o mofo aparecer nas paredes, limpe-o imediatamente! Você pode fazer o processo utilizando uma bucha com água e sabão ou aplicar tira-limo no local afetado. No entanto, esta última alternativa pode deixar algumas paredes manchadas, dependendo da tinta utilizada.

Atente-se para a estrutura da casa

Confira (ou peça para alguém conferir) se as calhas e telhas estão em ordem, pois, caso alguma esteja danificada, a água da chuva pode acumular no teto e causar mofos. No entanto, realize a revisão em tempo seco para não prejudicar os materiais!

Faça uma solução com bicarbonato

Para ajudar na prevenção dos problemas causados pela umidade, coloque bicarbonato de sódio em um recipiente (pequeno) e deixe em lugares estratégicos, para não ter perigo de alguém esbarrar. Embaixo de armários, camas, em cima dos guarda-roupas são alguns exemplos. Quando você observar que o produto formou bolinhas, troque-o.

Afaste móveis da parede

Em época de chuva intensa, afaste os móveis da parede em, pelo menos, cinco centímetros. Pois, caso a estrutura esteja sendo afetada pela umidade, sua mobília estará a salvo de danos.

Aprenda como tirar umidade da casa e da mobília

Substitua o que for necessário

Móveis com aspecto "pesado", como cortinas e tapetes, devem ser substituídos por alternativas mais leves. Se você possui cortinas de tecido Jacquard Medalhão, experimente trocá-las por persianas, por exemplo. Isso deixará o cômodo mais leve e arejado, além de não absorverem tanto a umidade.

Abra o guarda-roupa

Assim como a casa, o guarda-roupa também pode ficar mofado quando fica fechado por muito tempo, prejudicando as roupas. Portanto, entre uma ou duas vezes na semana, abra o guarda-roupa e deixe o ar circular. Experimente também mudar as peças de lugar. Se o móvel mofar, faça o mesmo processo da dica acima.

Prepare sachês de cravo

Preparar pequenos sachês com cravo e deixar no guarda-roupa não irá prevenir o mofo, mas impedirá que as roupas fiquem com cheiro forte caso o móvel seja afetado com a umidade.

Lave roupas mofadas

Roupas paradas por muito tempo no guarda-roupa ficam com cheiro de mofo, principalmente em épocas chuvosas. Neste caso, faça uma solução com suco de limão e água para eliminar completamente o odor. Deixe as roupas de molho por meia hora na mistura e depois lave como de costume.

Seque as roupas

Um dos maiores problemas enfrentados em época de chuva intensa é lavar roupas, sendo que secá-las sem deixar odor é praticamente impossível, principalmente para quem mora em apartamento. Neste caso, se o sol não sair e você não tiver uma secadora, deixe as peças em um lugar arejado e seque-as com a ajuda de um ventilador ou secador de cabelo.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade