0

Aprenda como limpar o box do banheiro com dicas simples e rápidas

Saiba como deixar o banheiro bem mais higienizado, livre de bactérias e longe de manchas e gorduras

8 jul 2020
12h52
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Pessoa passando um pano em uma box de banheiro
Pessoa passando um pano em uma box de banheiro
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Saber como limpar box de banheiro e deixá-lo sempre brilhante pode não ser uma tarefa tão fácil. Manchas no piso, ralo entupido e vidro riscado são apenas alguns problemas que surgem com o passar do tempo. Afinal, a sujeira se acumula e o desgaste passa a ser evidente, deixando a faxina um pouco mais complicada.

Segundo Andrea Palomino, gerente administrativa da Proclean, empresa de limpeza profissional, esse é o cômodo que mais oferece possibilidade de contaminação na casa. "Se os cuidados não forem tomados constantemente, o banheiro poderá ser a porta de entrada de doenças para toda a família e visitas", afirma.

Saiba como limpar box de banheiro e deixá-lo sempre tinindo

Protegendo-se

Antes de colocar a mão na massa, é importante usar luvas e uma touca para a realização da higienização do box. Uma vez que muitos produtos ou misturas podem irritar a pele e causar dermatites futuras. Também separe uma esponja e pano específicos para essa função, assim como um borrifador para facilitar a limpeza.

Manchas

Vidro, cortina ou box de acrílico, não importa o material, as manchas brancas sempre aparecem e são mais comuns do que imaginamos. Elas são o resultado da nossa higiene durante o banho, decorrentes da gordura corporal e usos de sabonetes. Para que não se tornem problemas constantes, a limpeza deverá ser semanal.

"Não é aconselhável apenas passarmos um pano com sabão, pois essas sujeiras podem virar em um curto espaço de tempo marcas d'água que dificilmente são removidas", pontua Andrea.

Mofo

Você pode até não vê-lo, mas ele está lá. O mofo, geralmente, se esconde nos trilhos ou na ligação entre o piso e o box. São aqueles pontinhos pretos que quase não são visíveis quando vistos de cima. Para removê-lo, basta polvilhar um pouco de bicarbonato na região ou aplicar a mistura de água sanitária com água quente. Deixe agir por um minuto e retire com a ajuda de uma esponja.

Seque

Usou? Passe um pano macio para remover todas as gotículas presentes no box. Não precisa fazer de forma minuciosa, mas removendo aquela quantidade excessiva de água que pode engordurar o material e manchar com o passar do tempo. Isso também te ajudará a melhorar as higienizações futuras.

Receitas e melhores produtos

Bicarbonato de sódio

Já é de conhecimento que o bicarbonato ajuda - e muito - na limpeza da casa. Para o box, sua ação ganha mais poder ao ser combinado com outros ingredientes. Misture em um recipiente 1 colher de álcool, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 1 xícara de água morna. Depois, aplique com a ajuda de uma esponja sobre a superfície que estiver manchada ou engordurada. Deixe agir por 5 minutos e remova com água fria. Não esqueça de secar!

Amaciante

Uma excelente forma de remover a gordura é usar amaciante. Com 1 copo de água morna e 1 copo de amaciante, misture e aplique sobre o box, esfregando-o suavemente, com movimentos circulares. Jogue água fria e seque.

Vinagre

Outro produto natural que ajuda no processo de higienização é o vinagre branco. Misture 1 copo de álcool, 1 copo de água morna e 1 colher de vinagre. Com uma esponja ou pano macio, espalhe pela superfície e deixe agir por 5 minutos. Pronto! Remova a composição e seque o local.

Lustra móveis

Após fazer a limpeza do box, que tal mantê-lo seco por mais tempo, sem que surjam uma maior quantidade de gotículas de água? Para isso, basta aplicar um pouco de lustra móveis em um pano e esfregar bem por toda a superfície, sem deixar acumular o produto.

Produtos de mercado

Para uma limpeza mais eficaz, o indicado é utilizar um detergente desengordurante que poderá ser borrifado diretamente no box e, depois, com o auxílio de uma esponja macia, executar a limpeza. "Cuidado com o uso de fibras pesadas, como aquela bucha de lavar louça, pois pode riscar a superfície ou remover desenhos", conta a gerente.

No caso dos modelos em vidro, para facilitar sua higienização o ideal é aplicar um impermeabilizante. "Com esse produto, o efeito que temos é o 'sempre seco', pois qualquer resíduo que venha a cair, irá escorrer sem causar manchas", conta Andrea.

O que evitar

Limpa alumínio, pois causa manchas irreversíveis, produtos ácidos, que podem "queimar" a superfície, palha de aço e raspadores que não sejam os específicos para cada material. E jamais passe qualquer dos itens citados acima no seco. Para executar a higienização, é fundamental que o box esteja úmido ou liso para uma absorção maior, sem qualquer chance de defeito.

Agora que já sabe como limpar box de banheiro, não esqueça de sempre escolher a melhor opção de produto ou receita para cada tipo de material, seja ele plástico ou vidro.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade