3 eventos ao vivo

Aprenda como consertar rachaduras em paredes de forma simples e rápida

Confira um guia completo para fechar fissuras no gesso e quais materiais serão necessários

20 jul 2020
16h53
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulher com espátula arrumando a parede
Mulher com espátula arrumando a parede
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Ver aquele risquinho na parede pode ser um verdadeiro incômodo para quem adora uma casa em ordem. Porém, sabe-se que um dos problemas mais comuns observados em residências é o surgimento de fendas em superfícies de gesso. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Você pode resolver isso sem gastar muito, conhecendo algumas técnicas de como consertar rachadura.

A flexibilidade do material permite que, na maioria das vezes, as trincas e fissuras sejam reparadas sem o auxílio de mão de obra especializada. Basta encontrar as ferramentas certas e o produto ideal para solucionar o seu problema. Quer saber como? A seguir, te contamos um passo a passo simples e essencial para conseguir um resultado satisfatório.

Antes de colocar a mão na massa

Primeiramente, é preciso avaliar a profundidade e o tipo das rachaduras. De acordo com a designer e arquiteta Katalin Stammer, supervisora do Núcleo de Design do Centro Europeu, é importante estar atento também ao que está provocando o problema. "Todas as fendas representam um risco, mas algumas podem se tratar de um dano estrutural mais sério", alerta a profissional.

Uma alternativa para identificar o nível de gravidade das danificações no gesso é observar o formato e posição das rupturas. "Trincas ou fissuras (na vertical ou na horizontal) rasas geralmente são superficiais e menos preocupantes. Já as rachaduras inclinadas (na diagonal e profundas) indicam problemas na estrutura. Para estas, é necessário contar com a ajuda de um especialista", orienta Katalin.

Ainda segundo a arquiteta, quando superficiais, as rachaduras podem ser restauradas com o uso de tintas emborrachadas, sela-trincas, fita telada de fibra de vidro, curativos para paredes e massa acrílica. "É indispensável lembrar que para um trabalho bem sucedido, é necessário que além da qualidade dos materiais, as especificações técnicas sejam seguidas a risca, assim o problema será solucionado da melhor forma possível", completa.

Passo a passo de como consertar rachadura

Ferramentas necessárias

Para o processo você irá precisar de espátula, lixa, argamassa, rolo e pincel, balde e água para o preparo da argamassa.

Passo a passo

  • Com o auxílio de uma espátula, aumente em aproximadamente 2cm cada rachadura para que o produto penetre melhor. Para isso, basta inserir e pressionar a fenda para os lados;
  • A seguir, elimine todo o pó e a sujeira gerados ao aumentar as rachaduras, para que o produto reparador fixe bem. Use uma escova ou pincel para essa limpeza;
  • Prepare a massa do produto com o qual você vai consertar as rachaduras seguindo as instruções do fabricante para conseguir um bom resultado. Geralmente, o preparo é feito adicionando água até que a solução fique consistente;
  • Aplique a massa ou produto para tapar a rachadura com uma espátula. Faça isso alternando o sentido para preencher todos os cantos e aplicando só a quantidade necessária. Após nivelar, deixe secar no tempo estipulado pelo fabricante, que pode ser de até 24 horas;
  • Depois de seca, lixe a área consertada e limpe novamente os restos de pó. Feito isso, a área consertada estará pronta para a pintura.

Agora que já sabe como consertar rachadura, vale ressaltar que, para não deixar qualquer resíduo respigado no chão, você pode colocar alguns jornais espalhados pelo local. Caso seja necessário, também utilize luvas de borracha.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade