PUBLICIDADE

5 práticas que devem ser evitadas durante a faxina de casa

Você ainda torce os panos de chão? Entenda por que essa e outras práticas devem ser repensadas!

14 ago 2021 15h04
ver comentários
Publicidade
Saiba como limpar a sua casa corretamente
Saiba como limpar a sua casa corretamente
Foto: Shutterstock / Alto Astral

No período de isolamento social, muitas pessoas acabaram arranjando passatempos para os dias passarem mais rápido na pandemia. Procurando hobbies que sejam realizados dentro da própria moradia, como cultivar hortas ou até mesmo tricotar, acredite ou não, mas limpar a casa também passou a ser um vício de quem quer extravasar a ansiedade e o estresse rotineiro.

Dessa forma, ao fazer uma bela faxina em casa, nada melhor do que realizar de forma correta e prestando atenção nos mínimos detalhes, não é mesmo? Assim, com a ajuda de Mônica Loureiro, dona do perfil Marias Vem Comigo nas redes sociais, listamos algumas dicas para você deixar os velhos hábitos de lado e saber quais são os maiores erros quanto o assunto é limpar a residência. Confira:

Pisos diferentes? Químicos diferentes!

É comum as pessoas utilizarem um único produto para lavar todos os cômodos da casa. Porém, se os pisos diferirem, serão necessários químicos específicos para cada um deles.

Um exemplo é o uso de um produto próprio para porcelanato, que se utilizado em um ambiente com piso laminado, além de não limpar corretamente, pode danificar e tirar o brilho do material. Também é necessário ficar atento aos químicos indicados para áreas internas e externas, que precisam de uma higienização diferenciada.

Cada esponja em seu lugar

As esponjas são super versáteis e podem ser utilizadas para lavar louças, limpar superfícies, entre outras atividades. Todavia, é preciso ter em mente que para uma higienização eficiente, é necessária uma esponja específica para cada tipo de limpeza, isso por que separar uma esponja para cada atividade é essencial para evitar que as bactérias e vírus sejam transportados pela residência.

Indica-se também que haja um modelo para cada tipo de louça. Vidros, inox e alumínios, por exemplo, "pedem" uma lavagem mais delicada. Já os demais utensílios podem ser higienizados com uma esponja multiúso.

E lembre-se de avaliar o tempo de uso da esponja. O ideal é descartar após 7 dias de uso, devido ao acúmulo de bactérias em sua superfície.

Uma vassoura para cada ambiente

Da mesma forma que os químicos e as esponjas, outro item de limpeza que costuma ser utilizado em todos os cômodos, sem dúvidas, é a vassoura. Porém, essa prática não é recomendada. Pisos lisos ou ásperos, cerdas firmes ou macias, áreas internas ou externas, são alguns dos detalhes que merecem atenção na escolha do item e que fazem a diferença na hora da limpeza.

Tem dúvida de qual modelo escolher? A melhor dica é prestar atenção nas cerdas da vassoura. São elas que definem a indicação de uso e que influenciam no desempenho da limpeza.

A vassoura com cerdas mais rígidas é indicada para limpeza externa, como pisos rústicos, acimentados e de pedra; a com cerdas macias e flexíveis é indicada para uma limpeza delicada, evitando riscos nas superfícies; já as cerdas multiúso são indicadas para todos os tipos de faxina.

Torcer os panos? Não faça mais isso!

Além de evitar utilizar o mesmo pano em todos os ambientes, é preciso se atentar à forma de remover o excesso de água do pano, a fim de prolongar sua vida útil.

Poucos sabem, mas ao torcer o pano com força, as fibras do tecido podem ser prejudicadas, fazendo com que não seja tão efetivo no próximo uso. A forma mais indicada de remoção da água é apertá-lo para tirar o excesso e estendê-lo para uma secagem natural.

Não deixe as roupas no varal depois de secas

Com a rotina apertada, esquecer as roupas penduradas no varal pode ser comum. Entretanto, este hábito que pode prejudicar a cor, maciez e durabilidade dos tecidos, pois o excesso de exposição solar pode deixar as peças exageradamente secas e difíceis de serem passadas. Além disso, o uso do prendedor por um longo período pode deixar as roupas marcadas. 

Fonte: Mônica Loureiro, parceira da marca Bettanin, influenciadora expert em limpeza da casa e criadora do perfil Marias Vem Comigo.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade