PUBLICIDADE

4 Dicas Para Decorar e Organizar Ambientes Pequenos Gastando Pouco

5 out 2021 11h38
ver comentários
Publicidade

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos em ambientes pequenos é na hora de decorá-los. Isso porque nem sempre o que queremos colocar no espaço, tem um tamanho adequado a ele, não é verdade?

Entretanto, esse desafio não deve se transformar em uma razão para desistir de decorar cada cantinho da sua casa. 

Afinal, com criatividade, pouco investimento e algumas simples ideias, é possível deixar todos os espaços compactos com decorações lindas e que ainda ajudam na organização do ambiente

Por isso, preparamos este conteúdo com várias dicas de decoração para ambientes pequenos. Conheça todas elas e comece a colocar em prática agora mesmo!

1. Como decorar quarto pequeno

Vamos começar pelo quarto? Afinal, os apartamentos mais novos costumam contar com quartos bem menores, não é verdade? E aí, muitas pessoas acabam desistindo de decorá-lo.

Entretanto, saiba que é possível utilizar algumas estratégias, não apenas para decorar o quarto, como também para deixá-lo com a impressão de ser maior.

Quadros e espelhos

Uma boa ideia para decorar e ampliar o espaço é utilizar quadros e espelhos. Assim, além de aparentar ser um quarto maior, ele fica bem estiloso.

1. Utilize quadros e espelhos para decorar o ambiente. Fonte: Santo Quadro
1. Utilize quadros e espelhos para decorar o ambiente. Fonte: Santo Quadro
Foto: Viva Decora

No caso do espelho, como sabemos que o espaço é pequeno, uma boa aposta é embuti-lo no guarda-roupa. 

10. As plantas suspensas trazem frescor e deixam o ambiente mais leve. Fonte: Casa Abril
10. As plantas suspensas trazem frescor e deixam o ambiente mais leve. Fonte: Casa Abril
Foto: Viva Decora

Ganchos na porta

Outra possibilidade para decorar e organizar o quarto é colocando ganchos atrás da porta para pendurar echarpes, bijuterias, sapatos e outros acessórios. Assim, você já consegue organizar esses itens que costumam ficar espalhados pelos cantos.

15. Cultive plantas em estruturas de pallets. Fonte: Revista Artesanato
15. Cultive plantas em estruturas de pallets. Fonte: Revista Artesanato
Foto: Viva Decora

Cores claras

Embora passe despercebido por muitas pessoas, as cores claras são responsáveis por aparentar um ambiente maior, além de transmitir sensações de tranquilidade e calmaria.

Por isso, invista em cores claras nas paredes, nos móveis, nas roupas de cama e onde mais for possível!

19. As cores trazem alegria para o ambiente. Fonte: Casa e Jardim
19. As cores trazem alegria para o ambiente. Fonte: Casa e Jardim
Foto: Viva Decora

2. Como decorar a sala pequena

Como a sala é um espaço ideal para receber as visitas, muitas pessoas querem sempre mantê-la decorada. Entretanto, se aborrecem ao perceber o desafio que é decorar esse ambiente quando ele é pequeno.

Mas, a partir de agora, pode ficar tranquilo! Afinal, é possível sim deixá-la organizada e decorada independente do espaço que ela tenha. Veja algumas dicas!

Móveis reciclados

Quem falou que para colocar móveis que decorem salas pequenas e que sejam úteis é preciso gastar muito dinheiro? 

Você pode investir em mobílias recicláveis que darão um ar diferenciado e vintage à sua sala e ainda ajudarão a organizar muitos itens desse ambiente. 

Um bom exemplo são os cestos de roupa, que podem ser utilizados como mesa de apoio, e as gavetas velhas, que podem cumprir a função de aparador. Lembre-se de colocá-los em um cantinho para não atrapalhar a passagem.

Trocar o tecido do sofá ou colocar uma manta

Muitas pessoas acham que a decoração precisa ser alguma coisa revolucionária. Pois saiba que é possível modificar um ambiente pequeno com simples gestos, como trocando o tecido do sofá ou jogando uma manta sobre ele.

Nichos

A organização e decoração na vertical também economiza muito espaço. Por isso, invista em nichos na parede da sua sala para colocar uma variedade de objetos, desde itens decorativos até livros e revistas. Seu cômodo ficará super moderno!

Objetos metálicos e quadros

Para decorar e ao mesmo tempo dar uma sensação de amplitude na sua pequena sala, você pode apostar em quadros e objetos metálicos, esses últimos fazem a função do espelho, pois criam pontos de luz e clareiam o ambiente.

Plantas suspensas

Uma outra boa ideia para a decoração da sala são as plantas suspensas, principalmente para quem mora em apartamento e não possui espaço para ter um jardim. Essa é uma forma de deixar o ambiente mais leve e agradável.

3. Como decorar varandas pequenas

Se você tem uma varanda, ainda que pequena, então você é agraciado! Afinal, esse é um espaço maravilhoso para relaxar. Portanto, aproveite essa oportunidade para decorá-la e deixá-la ainda mais agradável.  

Bancos

Como o ambiente é pequeno, pode ser que você não tenha espaço para colocar mesas e cadeiras, não é mesmo? Nesse caso, nada melhor do que um banco para relaxar.

Papel de parede

E para deixar o ambiente de cara nova, você pode investir em papéis de parede. Eles saem mais em conta do que a pintura e você pode mudar sempre que quiser.

Bancada fixa à parede

Se você gosta de realizar algumas refeições na varanda, principalmente aos finais de semana, então invista em uma bancada presa à parede que você mesmo pode construir.

4. Como decorar jardins pequenos

Os jardins e as hortas são extremamente necessários para ambientar uma casa, deixá-la mais fresca e mais natural, não é mesmo?

Por isso, não importa se o seu jardim é pequeno ou se a sua horta é vertical. O importante é que ele existe e que você pode sempre investir em decorações para deixá-lo sempre mais belo.

Pallets

A melhor opção para os jardins pequenos são os pallets! Afinal, com eles é possível fazer uma infinidade de espaços para organizar as plantas.

Cores

Uma outra forma de decorar o seu pequeno jardim é utilizando cores! Afinal, essa é a oportunidade que você tem de dar nova cara a ele e deixá-lo ainda mais vivo e em harmonia com as plantas.

E então, o que você achou dessas dicas? Com certeza agora ficou muito mais fácil aproveitar e deixar cada cantinho da sua casa ainda mais bonito, não é mesmo?

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe da Revista Artesanato.

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade